sábado, 21 de fevereiro de 2009

VIDA LONGA; BENÇÃO DIVINA.

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "PORQUE O MANDAMENTO É UMA LÂMPADA, E A LEI, UMA LUZ, E AS REPREENSÕES DA CORREÇÃO SÃO O CAMINHO DA VIDA" Pv 6.23.



A descrição de Gênesis é uma síntese interessada mais na importância moral do que no tempo cronológico decorrido. Nesta perspectiva percebe-se na genealogia do capítulo 5 o interesse do autor em estabelecer dois tipos de pessoas: Os filhos de Deus, Sete e sua linhagem (cp.5) e os filhos dos homens; Caim e sua linhagem. Entretanto, enfatizaremos sobre a vida longa dos personagens citados no Capítulo 5.


Conforme o relato sobre "O princípio da Genealogia", inserido no capítulo 5, abordado no post anterior, divulgaremos a linhagem do bem e seqüêncialmente sobre a longevidade como sinônimo de um mundo, ainda, sem o pecado exacerbado.


Considere-se que no Antigo Testamento uma vida longa é sinal de bênção divina. Em Provérbios 10:27, o sábio Salomão nos diz: "O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos dos ímpios serão abreviados".Em gênesis 6:3 Deus limita a idade humana. Segundo uma nota na Bíblia Pastoral que diz o seguinte: "Salientando a idade, o texto quer mostrar que: à medida que o mal cresce, o homem é menos feliz, ou seja, vive menos." A perspectiva de vida´torna-se menor conforme o nível de stress. Antes do Dilúvio, vive-se de 700 a 1.000 anos; depois do dilúvio, de 200 a 600 anos (cf. Gn 11:20-26); a partir de Abraão, de 100 a 200 anos (cf. Gn 23): mais tarde de 70 a 80 anos (cf. Sl 90:10).

Aos 130 anos Adão gerou um filho a quem pôs o nome de Sete. Neste contexto subtende-se que, para haver prosseguimento nas gerações, neste interim, ou seja, até a idade referida de Adão em que gerou seu filho Sete, é óbvio que foram gerados filhos e filhas. A Bíblia nos relata de que "depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Adão 930 anos e morreu."

Aos 105 anos Sete gerou um filho, Enos, o mais ilustre da linhagem do bem. Evidentemente que não se deve pensar que somente com essa idade é que ele se tornou pai. Enos não foi o primogênito, porém, o mais importante. A partir daí, inicia-se um ciclo de vida de uma geração de adoradores a IAVÉ. Daqueles que foram os precursores da adoração e invocação ao SENHOR NOSSO DEUS.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-NOS, Ó DEUS, VERDADEIROS ADORADORES E INVOCARMOS O TEU NOME ENQUANTO PODEMOS ACHAR. AMÉM.

 
Posted by Picasa

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O PRINCÍPIO DA GENEALOGIA

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: " A LEI DO SENHOR É PERFEITA E REFRIGERA A ALMA; O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E DÁ SABEDORIA AOS SÍMPLICES" Sl 19:7.

 
Posted by Picasa

CAPÍTULO 5 DO LIVRO DE GÊNESIS

A maioria dos leitores da Bíblia quando se deparam com capítulos que apresentam genealogias, geralmente não lêem ou visualizam rapidamente, porque não há uma elaboração de texto conclusivo, que prenda a nossa atenção, porém, não descobrem e não têm idéia do tesouro de informações fantásticas contidas nestas genealogias, exatamente porque, nelas, além de explorarmos, desvendamos seus antecessores e descendentes.

Para quem estuda a Bíblia, mesmo sendo autodidata “Achando-se as tuas Palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração...” (Jr 15:16), transformando-a em alimento diário, fascina-se com estas árvores genealógicas. Portanto, é necessário que conheçamos o histórico de cada um dos personagens bíblicos, que desempenham seus papeis decisivos na História da Bíblia.

A listagem que se apresenta no capítulo 5 de Gênesis, além de aludir aos descendentes de Adão até Noé, divulga a duração de vida que obtiveram e preconiza a linhagem piedosa que permanecia fiel a Deus numa época cada vez mais corrupta. Dos homens apresentados não se diz que construíram alguma coisa, que acumularam riquezas ou que desenvolveram artes. Totalmente o inverso do capítulo anterior, que nos mostrou sobre a linhagem do mal. Vimos como a descendência de Caim estabeleceu a agricultura e o pastoreio, iniciou um processo de industrialização, organizou cidades e desenvolveu as artes.

O capítulo em destaque mostra-nos que a linhagem dos homens piedosos se notabilizou por outros feitos. Violência, bigamia e ódio não são relatados aqui. Evidentemente que os vultos do capítulo 5 não eram imunes a tais sentimentos. Porém, a omissão destes relatos é um poderoso testemunho em favor deles, dos quais vimos que, a abordagem principal é, indiscutivelmente, a LINHAGEM DO BEM.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, CONHECER E EXAMINAR AS TUAS ESCRITURAS, TRANSFORMANDO-AS EM ALIMENTO DIÁRIO E QUE ELAS SEJAM O GOZO E ALEGRIA AO MEU CORAÇÃO. AMÉM.


 
Posted by Picasa

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A FILHA DE LAMEQUE




 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE VÓS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM" Jo 5:39.

 
Posted by Picasa


Estudando a Bíblia, pesquisando-a, deparamos com fatos inimagináveis, sobretudo por adquirirmos o hábito de lê-la sem buscarmos fundamentos. Em determinados contextos, não há visualização de fatores que predominam uma textualização esclarecendo dúvidas. Exemplo: A figura de NAAMA, filha de Lameque, irmã de Tubal-Caim.

Sorrateiramente o autor, Moisés, menciona a irmã de Tubal-Caim. Naama. Nas genealogias, os autores não enfatizam, com frequência, nomes de mulheres. Portanto, para este nome ser citado, haveria algo relevante nesta figura. É daí que descobrimos a importância desta citação.

"No hebraico é Naamah, "A bela, a graciosa". Em nota de rodapé, os exegetas da Bíblia Loiola, declaram que "aqui parece significar 'a que se faz de bela', a sirigaita, talvez a prostituta. Em nota de rodapé, comentando os descendentes de Caim, a Bíblia de Jerusalém declara sobre este contexto: "Aqui Caim é o construtor da primeira cidade, o pai dos pastores, dos músicos, dos ferreiros e das meretrizes (cf.v.22), que provêem às comodidades e aos prazeres da vida urbana". Mais uma vez associa-se o nome de Naama à prostituição. Os exegetas desta versão bíblica assumem a interpretação que associa Naama com prostituição."

"Uma antiga tradução judaica (bereshith Rabba XXIII, 3) a identifica como tendo sido a esposa de Noé. E a considera como tendo sido musicista em cultos idolátricos. Um renomado estudioso judeu, Cassuto, apoia essa idéia e a vê como líder de mulheres cantoras e instrumentistas, com base no Targum de Jonathan. Estas interpretações judaicas não estariam tão fora de propósito, portanto. Fica o registro da teoria. Não se deve dogmatizar, pois não temos elementos bíblicos."

O mais importante é que, para a conclusão de um texto, é necessário aduzirmos fatos pormenorizados, para que possamos conhecer bem a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo nos exorta que "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" IITm 3:16-17.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, LER, MEDITAR E EXAMINAR AS TUAS ESCRITURAS PARA QUE EU SEJA INSTRUÍDO PARA A TUA OBRA. AMÉM.

FONTE: Filho, Isaltino Gomes Coelho - Gênesis I - Juerp

 
Posted by Picasa

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

OS BENEFÍCIOS DOS INCRÉDULOS

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "AQUELES QUE CONFIAM NA SUA FAZENDA E SE GLORIAM NA MULTIDÃO DAS SUAS RIQUEZAS, NENHUM DELES, DE MODO ALGUM, PODE REMIR A SEU IRMÃO OU DAR A DEUS O RESGATE DELE" SALMOS 49:6-7.

 
Posted by Picasa


Na Bíblia há o relato dos filhos de Lameque (aquele homicida, arrogante, cínico e bígamo) que foram: JABAL (do hebraico Yabal, conduzir) foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. Foi o precursor da criação animal. Daí inicia-se o processo de desenvolvimento na pecuária. O habitar em tendas explica-se que os pastores são seminômades e tendas são armáveis e desarmáveis. JUBAL ( do hebraico Yôbel, trombeta), foi o pai dos músicos. Uma arte de extrema sensibilidade, harmonia e sabedoria . Para confeccionar, por exemplo, uma flauta com harmonia em suas notas musicais, é necessário que haja sabedoria. A composição de uma melodia, agregando as notas musicais em escalas harmoniosamente, dá idéia de extrema sensibilidade. Por incrível que pareça, o músico e criador dos instrumentos musicais, veio da linhagem de Caim. Ambos, pastor e músico, foram filhos de Lameque, de sua relação com Ada, uma de suas mulheres.

Outro filho de Lameque, com destaque, foi TUBAL-CAIM, com sua outra mulher, Zilá. Ele foi “fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro.” O nome TUBAL está associado com uma região produtora de metais. O curioso é que o segundo assassino citado na Bíblia foi exatamente, o pai biológico do precursor na fabricação de armas.

Além de começar o delineamento de atividades humanas, o texto mostra uma verdade: Os justos não são os exclusivos depositários das habilidades necessárias à vida. A linhagem de um homem mau, foi responsável pelo surgimento de atividades essenciais à vida humana como um todo. Deus não delimita dons materiais, Ele concede a todos, sabedoria , capacidade e atividades, até mesmo aos que não crêem Nele, os incrédulos. Muitos deles têm sido instrumentalizados por Deus para trazerem benefícios à humanidade. Há boas obras produzidas por incrédulos. Isso não significa que devamos aceitar sua conduta. Porém, o fato de reprovarmos sua conduta, não significa que devemos nos abster de benefícios que trazem eles à humanidade.

O apóstolo Paulo., com sua sapiência peculiar, escreveu na epístola de I Coríntios 5: 9-10, “Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem; isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.”

ORAÇÃO DE HOJE: SENHOR JESUS, ESTENDE TUAS MÃOS SOBRE MIM, CONCEDENDO-ME DISCERNIMENTO PARA CONTINUAR NO MUNDO ATÉ O DIA EM QUE TU VOLTARES. AMÉM.


 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OS DOIS CAMINHOS


Recados e Imagens - Religiosas - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com



CITAÇÃO DE HOJE: "E CONHECEU CAIM A SUA MULHER, E ELA CONCEBEU E TEVE A ENOQUE; E ELE EDIFICOU UMA CIDADE E CHAMOU O NOME DA CIDADE PELO NOME DE SEU FILHO ENOQUE. E A SETE MESMO TAMBÉM NASCEU UM FILHO; E CHAMOU O SEU NOME ENOS; ENTÃO, SE COMEÇOU A INVOCAR O NOME DO SENHOR". Gn 4.17,26.

 
Posted by Picasa


É extremamente fascinante quando dedicamo-nos aos estudos do Livro de Gênesis, detalhadamente. Apesar do autor, Moisés, não relatar detalhes relevantes, porém, nos contextos, sempre há aberturas para desenvolvermos o texto com maiores detalhes.

Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (5.4). Caim, portanto, deve ter se casado com uma das suas irmãs ou sobrinhas. No início foi fundamental este tipo de relacionamento para que houvesse a multiplicação da raça humana. Na quinta geração de Caim, eis que surge Lameque que, além de ser bígamo (aliás, é o primeiro registro de bígamia na história da Bíblia),assim como Caim, praticou assassinatos (um a mais). Após a morte de Abel, a Bíblia relata que Eva "concebeu um filho e chamou o seu nome Sete"(v.25). "E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do SENHOR"(v.26).

Sob o incentivo de Enos, tiveram começo as orações e o culto público ao Senhor (2Sm 6:2). Os familiares ímpios de Caim organizaram e dirigiram suas vidas em torno das artes e empreendimentos seculares e instituíram um modo de vida voltado para a altivez e a arrogância. A família de Sete, ao contrário, invocava o nome do Senhor, expressando assim a sua dependência ao Senhor. Dessa forma, duas descendências extremamente diferentes foram ocupando a terra - a dos justos e a dos ímpios.

O texto em destaque apresenta-nos duas linhagens opostas: a de Caim (V.17) e a de Sete (v.26). Veremnos a seguir que ambos não andam juntos; Cada um segue um caminho, apesar de um depender do outro. Os dois caminhos percorrem algumas páginas da Bíblia, iniciando por Caim e Abel, passando por vários personagens e encontra-se no Salmo 1 uma descrição altamente significativa, sendo bem enfocado na conclusão do sermão do monte, bem visível nas atitudes dos dois ladróes, crucificados ao lado de Cristo no Calvário e definido nos dois destinos vindouros: VIDA ETERNA OU PERDIÇÃO ETERNA.

A linhagem de Caim traz o progresso na edificação de uma cidade, nos dons profissionais das gerações vindouras. Homens que se aglomeraram e deram início a culturas. Porém, junto a eles vem um processo de acelerada desintegração moral, como a bigamia e a prostituição.

A linhagem de Sete, inicia-se com o processo de invocação a Deus. Há uma linhagem materialista, voltada somente para as coisas terrenas e outra mais voltada para Deus, embora não seja antiprogressiva.
´
Necessitamos fazer uma reflexão na inserção deste contexto, para que façamos um rastreamento de nossas origens.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-NOS, Ó DEUS, PROCEDERMOS COMO FILHOS DO DEUS DE PAZ. AMÉM.

 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A MISERICÓRDIA DE DEUS

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "O SENHOR PORÉM DISSE-LHE: PORTANTO, QUALQUER QUE MATAR A CAIM SETE VEZES SERÁ CASTIGADO. E PÔS O SENHOR UM SINAL EM CAIM, PARA QUE NÃO O FERISSE QUALQUER QUE O ACHASSE. E SAIU CAIM DE DIANTE DA FACE DO SENHOR E HABITOU NA TERRA DE NODE, DA BANDA DO ORIENTE DO ÉDEN" Gn 4:15-16.
 
Posted by Picasa


Apesar da ocorrência dos fatos, Deus impediu que a violência manifestada por Caim, trouxesse conseqüências de morte sobre ele no aspecto da vingança. Indubitavelmente, se assim Deus não procedesse, obviamente outros praticariam o mesmo crime com Caim, ou seja, tirariam a sua vida.

Davi, ciente do seu pecado, não cessava de suplicar a misericórdia do Senhor. Inclusive, a Bíblia nos relata em IISm 24:13-15 que Deus falou a Davi, através do profeta Gade, que ele escolhesse dentre as três punições, sentenciadas à ele, pelo pecado cometido. Davi, sem nenhuma sombra de dúvidas, escolheu para si, a mais leve das sentenças; ficar embaixo das "mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias". Porém, Caim não agiu do mesmo modo que Davi. Em momento algum houve arrependimento dos seus atos. Pelo contrário, ele questionou e protestou com Deus sobre a punição, merecidamente, sentenciada por Deus.

Contudo, Deus com sua infinita misericórdia, teve compaixão de Caim, aliviando-o daquela sensação de medo de ser morto por outras pessoas, pondo-lhe um sinal para que fosse público e notório, distinguindo-o dos demais para que ninguém o tocasse. Deus tinha projetos na vida de Caim. Apesar de tudo ocorrido.

Porém, Caim é banido da presença de Deus. O homicida é expulso da presença do Altíssimo e da terra fértil. Não dominou o pecado e este o tragou. Como se paga caro por não dar ouvidos as recomendações divinas!

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, OUVIR A TUA VOZ E OBEDECER AS TUAS RECOMENDAÇÕES. AMÉM

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).
 
Posted by Picasa

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O DESESPERO DE CAIM.

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "ENTÃO DISSE CAIM AO SENHOR: É MAIOR A MINHA MALDADE QUE A QUE POSSA SER PERDOADA. EIS QUE HOJE ME LANÇAS DA FACE DA TERRA, E DA TUA FACE ME ESCONDEREI; E SEREI FUGITIVO E ERRANTE NA TERRA, E SERÁ QUE TODO AQUELE QUE ME ACHAR ME MATARÁ" (Gn 4:13-14).




Mesmo consciente dos seus atos maléficos e pecaminosos, Caim protestou sobre a punição que Deus o sentenciou. Insolentemente argumentou com Deus, de que o fardo que lhe foi atribuído, seria maior do que o que ele poderia carregar. E a Bíblia nos relata que é o próprio homem que produz o seu fardo "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar" (Mt.23.4). E ainda, se auto defendeu eximindo-se de culpa.

Subtende-se que, neste contexto da primeira frase dita por Caim, seja um questionamento com Deus; "É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada?" A interrogativa dá a ideia daquele adágio popular; "Quem com o ferro fere, com o ferro será ferido", e daqueles que cometem atos ilícitos e ainda procuram amenizar a sua culpa com justificativas infundadas. "Por que se queixaria o homem vivente, o varão, por causa do castigo dos seus pecados?" (Lm 3:39).

Caim comportou-se de modo irredimível sem manifestar-se qualquer indício de arrependimento; porém, experimentou a sensação do medo e auto-piedade.

Caim temeu ser morto porque matou. O homem que não teve escrúpulos de matar, teve medo de que o matassem. A insensatez de Caim produziu conseqüências gravíssimas e, óbvio, ele teria que pagar pelos atos cometidos. "Como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre tua cabeça"(Ob 15). Até parece que a "lei de talião" (Ex 21:23-25), implantou-se a partir desse evento. Deus não disse que alguém mataria Caim, mas este teve medo. Admitiu a morte. O pecador sabe que é culpado. Pode fazer como o primeiro assassino: ser maldoso, arrogante e queixoso. Mas no fundo saberá que errou e que merece a condenação

ORAÇÃO DE HOJE: CRIA EM MIM, Ó SENHOR, UM CORAÇÃO PURO E RENOVA EM MIM UM ESPÍRITO RETO. NÃO ME LANCES FORA DA TUA PRESENÇA E NÃO RETIRES DE MIM O TEU ESPÍRITO SANTO. AMÉM.


 
Posted by Picasa

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A MALDIÇÃO SOBRE A TERRA.




CITAÇÃO DE HOJE: "E AGORA MALDITO ÉS TU DESDE A TERRA, QUE ABRIU A SUA BOCA PARA RECEBER DA TUA MÃO O SANGUE DO TEU IRMÃO. QUANDO LAVRARES A TERRA, NÃO TE DARÁ MAIS A SUA FORÇA; FUGITIVO E ERRANTE SERÁS NA TERRA"Gn 4:11-12.




Quando Deus falou a Caim que "Maldito és tu desde a terra" (Gn4.11 ), a expressão usada "desde a terra", foi intencionalmente lançada sobre ele, afim de atingi-lo profundamente. Ora, Caim era lavrador, portanto em Sua sapiência sublime, Deus o amaldiçoou, exatamente naquilo que ele mais gostava; o seu trabalho.

Desde a queda do primeiro casal que a vida era áspera. Como lavrador, Caim já sentia o peso do trabalho. Agora, sua tarefa seria mais penosa. A parceria entre Caim e a terra seria mais dificultada. Quando ele a lavrasse, ela não produziria a contento, apesar da sua força e vigor, seus cuidados especiais, mesmo assim a terra se exauria.

Além da dificuldade no trabalho, houve outra dura sentença: "fugitivo e vagabundo serás na terra".Misericórdia! Esta expressão proferida por Deus,a Caim, contém um significado expressivo e extremamente forte, sentenciando-o à pena de "morte lenta". O Senhor Deus havia lançado sobre ele a maldição de viver andando sem rumo, sem segurança. Uma situação de instabilidade. Para um lavrador, que vive da terra e que entra em relacionamento vital com ela, nada pior que o nomadismo.

A maldição pode ser sintetizada em uma frase curta: uma vida incerta e difícil. Este é o preço do pecado. Preço bem elevado.

ORAÇÃO DE HOJE: SENHOR DEUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM E PERDOA OS MEUS PECADOS. AMÉM.