quarta-feira, 24 de junho de 2009

O FOGO COMO RESPOSTA


CITAÇÃO DE HOJE: "UNE-TE, POIS, A DEUS, E TEM PAZ, E, ASSIM, TE SOBREVIRÁ O BEM" (JÓ 22:21).

clipes e músicas

Tudo sobre Imagens de Cristo para você enviar! Clique e confira!


GÊNESIS 15:17-21.

"...Um forno de fumaça e uma tocha de fogo..." A pluralidade da inspiração do Espírito Santo, nos homens de Deus, ao escreverem as Santas Escrituras, o nível da linguagem predominante era a coloquial - é o nível de linguagem utilizada pela maioria das pessoas no seu dia-a-dia - onde as figuras de linguagem eram incorporadas para adequar, de acordo a linguagem de cada um, na compreensão dos textos, ou seja, para que todos tenham acesso à Palavra de Deus. E a figura de linguagem empregada neste fragmento, caracteriza a modificação de um substantivo ao outro, de tal forma que não dois, mas um único fogo brilhante, o próprio SHEKINAH. Além das figuras de linguagem, os autores da Bíblia, utilizam a inserção do antropomorfismo, para que compreendamos com maior nitidez, a ação divina.

No fragmento acima citado (v.17) é uma evidência da presença de Deus no seu concerto com Abrão. Assim como em Lv 9, em que Arão e seus filhos, consagraram-se sacerdotes e no "oitavo dia Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel" (v.1) e ofertaram um holocausto ao Senhor e como resposta de aprovação, " a glória do Senhor apareceu a todo povo". "Fogo irrompeu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar. O que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos"(v.24).

"Na antiga aliança de suserania hitita, um governante fantoche, o parceiro inferior, passava entre aquelas metades ainda sangrando dos animais sacrificados, fazendo um voto de lealdade ao seu aliado superior"(Jr 34:8-22). Neste contexto, o Senhor, foi o parceiro que fez a promessa; o juramento de Deus foi unilateral, sem requisitos exigidos da parte de Abrão neste poderoso concerto. A única exigência seria a aceitação de Abrão por fé obediente. O Senhor agiu voluntariamente, fez-se menor que Abrão para que se estabelecesse o concerto. Este ato paradoxal e incomensurável, prefigura o dom inefável do seu próprio filho que aceitou em morrer numa cruz degradante por toda a humanidade.

O Concerto Abraâmico constitui um paradigma do AT para o novo concerto em Jesus Cristo

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, APROPRIAR DE TI, PELA FÉ, ATRAVÉS DA TUA PALAVRA. AMÉM.




Religiosos * Mensagens e imagens!


quinta-feira, 18 de junho de 2009

A PROMESSA DE UM HERDEIRO E A PREPARAÇÃO PARA O CONCERTO

imagens para myspace

Lindos Recados Imagens de Cristo no melhor site de gifs!


CITAÇÃO DE HOJE: " ...NÃO TEMAS, ABRÃO, EU SOU O TEU ESCUDO, O TEU GRANDÍSSIMO GALARDÃO" (Gn 15.1).

super imagens e gifs

Tudo sobre Imagens de Cristo que está na moda você encontra aqui! Clique já!


Gênesis 15:1-16

Antes de abordarmos sobre a importância deste capítulo alusivo ao Concerto Abraâmico (15.17-21), aludiremos sobre um tema de extrema relevância à cultura dos povos do Oriente daquela época. Refere-se à ausência de filhos gerados na união matrimonial.

O relato deste contexto, pelo autor de Gênesis, apresenta o desejo precípuo de Abrão em obter um herdeiro, fruto da sua união com sua esposa. A cultura da época permitia que um escravo de maior proeminência, se tornasse herdeiro dos bens de uma pessoa sem filhos. De modo que, a preocupação de Abrão, quando Deus falou com ele em visão, foi a inevitável pergunta: “Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer. Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”(v v 2, 3). Porém o Senhor rejeitou a idéia e prometeu a Abrão que este seria pai de um filho gerado com sua esposa estéril, Sarai e teria uma descendência inumerável: “... Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as pode contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente” (v.5). A fé de Abrão era tão inabalável que, apesar dele apresentar-se com idade avançada, a Bíblia relata que, “E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado por justiça” (v.6).

As duas ações extremamente relevantes para Deus são: FÉ e JUSTIÇA. Portanto, no momento em que Abrão silenciou-se depositando toda a sua credibilidade no Senhor, confiando completamente em sua promessa, Deus sensibilizou-se e somou tudo o que a fé do seu servo significava para Ele e atribuiu-lhe um benemérito, determinando que o resultado fosse igualado à justiça. “O termo ‘justiça’, significa estar num relacionamento correto com Deus e com sua vontade.

As alianças, tanto as bíblicas como as grandes alianças seculares eram estabelecidas com sangue. Estes atos faziam parte das culturas dos povos do Oriente daquela época. Por isso, Deus estabeleceu um sacrifício, para que a aliança do concerto fosse selada. Com sua sapiência, o Senhor já estava preparando todo o necessário para a cerimônia do concerto.

Enquanto Abrão encontrava-se em profundo sono, Deus lhe revelava a respeito do futuro. O comentarista da Bíblia de Estudos Plenitude relata que, “Quatrocentos anos... a quarta geração, estas colocações soam contraditórias, porém, elas devem ser entendidas em contextos diferentes. “Quatrocentos anos” é um número aproximado. Em Gl 3.17 conta 430 anos, uma cifra semelhante, desde o estabelecimento deste concerto com Abrão. Esse número parece ser mais razoável se datarmos estes episódios em cerca de 1870 a.C. (assumindo 1440 a.C. como a data aliança mosaica diante do Sinai). As quatro gerações do v. 16 se referem a Levi, Coate, Anrão e Moisés.”


ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, POSSUIR UMA FÉ INABALÁVEL. AMÉM.


scraps e gifs

Clique e confira novidades de Imagens de Cristo!




recados personalizados

Frases e Mensagens de Imagens de Cristo para seus Amigo(a)s

terça-feira, 9 de junho de 2009

INICIA-SE A SEQUÊNCIA DAS BÊNÇÃOS PROMETIDAS POR DEUS A ABRÃO

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE, DESCANSARÁ" Sl 91:1

 
Posted by Picasa

Gênesis 14:18-24

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” (Nm 23:19). Deus é fiel às suas promessas e alianças, nunca falha, nunca hesita, nunca muda. Quando Ele chamou Abrão para a realização dos seus propósitos (Gn 12:1-3), obviamente que Abrão passaria por um processo de aprendizagem, seria provado para que fosse aprovado, porém, Ele estaria ao seu lado sob qualquer circunstância e cumpriria as suas promessas substancialmente.

Logo após Abrão sair vitorioso da batalha, recuperado do cativeiro o seu sobrinho-irmão Ló, sua família, todo o povo cananeu e suas riquezas, surge o enviado de Deus, Melquisedeque, para abençoá-lo. Melquisedeque, que significa “Rei de Justiça”, era rei de Salém (segundo comentário da Bíblia de Estudos Pentencostal, Salém seria possivelmente como a Jerusalém primitiva). Nas genealogias bíblicas não há nenhuma referência sobre a raiz de Melquisedeque, portanto, pressupõe-se que ele tenha sido um cananeu, uma figura da realeza, e Sacerdote do Deus Altíssimo (um caso raro naquela região). “O aparente encontro casual de Abrão com o rei de Salém séculos mais tarde é revelado como tendo-se tratado dum encontro com um antítipo de Jesus Cristo em sua função sacerdotal (Sl 110.4; Hb 7:1-10).

Grato ao Senhor pela “ bênção alcançada”, “..que entregou os teus inimigos em tuas mãos” (v.20), Abrão deu o dízimo (a décima parte) dos bens recuperados dos cananeus (Pela primeira vez o ato de dizimar é mencionado na Bíblia), demonstrando assim a sua fidelidade a Deus. Sobretudo pela pluralidade da sua integridade, no momento em que o rei de Sodoma lhe propôs apropriar-se das riquezas recuperadas do povo (v.21), apesar da dureza do rei de Sodoma, Abrão, bravamente respondeu ao rei: “Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra, e prometi que, desde um fio até a correia dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão” ( VV.22-23).


ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, TESTEMUNHAR A MINHA FIDELIDADE CONTIGO, ATRAVÉS DO MEU COMPORTAMENTO. AMÉM.






segunda-feira, 1 de junho de 2009

A SUBMSSÃO DE LÓ



CITAÇÃO DE HOJE: "SEDE UNÂNIMES ENTRE VÓS; NÃO AMBICIONEIS COISAS ALTAS, MAS ACOMODAI-VOS ÀS HUMILDES; NÃO SEJAIS SÁBIOS EM VÓS MESMOS" (Rm 12:16).

 
Posted by Picasa

Gênesis 14:12-17.

"Toda a ação requer uma reação". Esta frase imortalizou-se por ter sido proferida por Isaac Newton, um dos maiores cientistas do mundo, e que a maioria das pessoas a mantém em seu vocabulário, a fim de justificar algum ato lícito ou ilícito praticado por alguém. Porém, nós os crentes, adotamos fragmentos alusivos à Palavra de Deus, por apresentar-se como "lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho" (Sl 119:105). Baseada nesta "Luz", Paulo enfatiza na epístola aos Gálatas 6:7-8; "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito ceifará a vida eterna."

A opção da escolha de Ló pelas terras, que ele mesmo denominou "jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar" (Gn 13:10), caracterizou-se como ambição, vaidade e vantagens pessoais, trazendo-lhe graves consequências. Ao deixar de discernir e aborrecer o mal, ele tolerou a iniquidade e optou por morar na cidade decaída de Sodoma. Talvez tenha raciocinado que as vantagens materiais, a cultura e os prazeres de Sodom compensariam os perigos. Com isso em mente, ele juntamente com sua família, ficaram expostos à imoralidade e à impiedade de Sodoma. Ló buscou morte e tragédia à sua propria família. inclusive ele, a família, os empregados e tudo o que possuia, foram levados cativos.

Um dos "confederados", escapando da tragédia em Sodoma, avisou à Abrão sobre o rapto de Ló. Abrão imediatmnte reuniu os seus criados, 318 homens, todos armados e, estrategicamente, resgataram-no "E tornou a trazer toda a fazenda e tornou a trazer também a Ló, sua fazenda, e também as mulheres, e o povo" (v.16).

Pressupõe-se que, a partir da ocorrência da submissão a qual Ló foi acometido, ele tenha concluído de que, não valia a pena deixar-se envolver por sentimentos que não agrada a Deus e que as consequências são arrasadoras, apesar do Senhor, com sua infinita misericórdia, atenuá-las para que não se tornassem tão pesadas.

A lição que absorvemos deste texto é uma das mais importantes para as nossas vidas.A vaidade, ambição, vantagens pessoais, ganância, egoismo, oportunismo e inveja são sentimentos abomináveis e não condiz com a vida daqueles que buscam o "Reino de Deus e a sua justiça". Que devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo, seguindo a exortação de Paulo na epístola aos Romanos 12:2) "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." E, que, semeiemos sementes boas e agradáveis aos olhos do Senhor.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó DEUS, CUMPRIDORA DA TUA PALAVRA. AMÉM.