domingo, 13 de junho de 2010

A OBEDIÊNCIA DE ABRAÃO NO CUMPRIMENTO DA LEI


CITAÇÃO DE HOJE: "SENHOR, NADA PARA TI É AJUDAR, QUER O PODEROSO QUER O DE NENHUMA FORÇA; AJUDA-NOS POIS, SENHOR, NOSSO DEUS, PORQUE EM TI CONFIAMOS..." 2CRÔNICAS 14:11.



GÊNESIS 17: 23-27.


Abraão foi considerado o "Pai da fé", citado pelo autor do Livro de Hebreus (Hb.11), por sua fé inexaurível e a sua obediência ao Deus Altíssimo. Há uma conexão acentuada entre a fé e a obediência. Ambos são inseparáveis entre si: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus... depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa" (Hb.10:36; 11:6).

Portanto, além deste princípio fundamental que é sua inabalável fé, Abraão demonstra a sua confiança em Deus de uma tal forma que, submete-se à circuncisão "... e circuncidou a carne do seu prepúcio..." (v.23), juntamente com seu filho Ismael e todos que faziam parte do seu círculo parental e serviçal, confirmando o sinal e selo do concerto que Deus fez com ele e seus descendentes. Esta ação denotava a aceitação do concerto com Deus. Era um sinal da justiça que tinham mediante a fé (15:6; Rm 4:11). Era um meio de mostrar ao povo o poder de Deus e que a posse da terra prometida, dependia da condição de obediência a Deus.

No Livro de Romanos 1: 5, Paulo enfatiza sobre a obediência da fé. Para Paulo a fé salvífíca deve ser iniciada por seu propósito inicial, unindo nossa vida com Deus através de Jesus Cristo, em amor, devoção, gratidão e obediência. Para alcançarmos as promessas de Deus, é necessário que O obedeçamos e esperemos com paciência, confiando no seu amor e na sua multidão de misericórdia e creiamos que JESUS CRISTO É O SENHOR.


ORAÇÃO DE HOJE: ENSINA-ME, Ó SENHOR, A OBEDECÊ-LO ATRAVÉS DO TEU FILHO JESUS CRISTO, E CRIA EM MIM, UMA FÉ INABALÁVEL. AMÉM.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

A PREOCUPAÇÃO DE UM PAI PELO FUTURO DO SEU FILHO



CITAÇÃO DE HOJE: "EIS QUE A MÃO DO SENHOR NÃO ESTÁ ENCOLHIDA, PARA QUE NÃO POSSA SALVAR; NEM O SEU OUVIDO AGRAVADO, PARA NÃO PODER OUVIR" ISAÍAS 59:1.



Gênesis 17:18-22

Embora tenha havido, por um momento, a dúvida no coração de Abraão, a respeito da geração de um filho, da sua união com a Sara, fruto do seu casamento e surpreendentemente, na sua velhice, quando não havia mais esperanças, pela ótica humana. Porém, conhecedor das promessas do Altíssimo, imediatamente houve uma ação transformadora, restaurando-se a fé inabalável, implantada naquele coração. Sobretudo no que tange à sua família. Recuperando-se da surpresa, provavelmente seu coração encheu-se de alegria, contentamento e felicidade.

Na sequência do seu diálogo com Deus, Abraão preocupou-se com seu filho Ismael, imaginando talvez que, se o Senhor prometera um filho, em sua velhice, outorgando-lhe, antecipadamente, uma posição privilegiada de liderança, óbvio que surge o questionamento e a insegurança relacionada ao outro filho, o qual já havia uma relação de amor e proteção. "E disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de teu rosto!" (v.18). Porém, o Senhor com sua sapiência, acalmando o coração daquele pai protetor disse-lhe: "E, quanto a Ismael, também te tenho ouvido: eis aqui o tenho abençoado, fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente: doze príncipes gerará e dele farei uma grande nação" (v.20).

Assim como o Senhor designou um filho para Abraão, determinando o tempo de um ano para a sua chegada, e que com ele estabeleceria o "concerto perpétuo para a sua semente depois dele" (v.19), proporcionando-lhe um futuro promissor, Ele, também estabeleceu bênçãos e promessas de vitórias, na vida do "Filho da escrava", sem nenhum preconceito, garantindo-lhe os seus direitos.

Em 1913, A Constituição Alemã, estabelecia igualdade de direitos aos filhos,sem discriminação. Ao contrário do Brasil que, promulgando o seu primeiro Código Civil em 1916, baseado nos Códigos napoleônico e alemão, discriminou os filhos, submetendo-os as humilhações, com as inscrições nos seus Registros Civis, negando-os seus Direitos Fundamentais, inovando-o somente, em 1988, através do Poder Constituinte. Diferentemente do Pai todo Poderoso que não discrimina ninguém e "que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade" (I Timóteo 2:4).

ORAÇÃO DE HOJE: PAI, ENSINA-NOS A AMAR O PRÓXIMO SEM DISTINÇÃO. AMÉM.