segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A RELEVÂNCIA DO NOVO NOME

Photobucket

CITAÇÃO DE HOJE: "...APARECEU O SENHOR A ABRÃO E DISSE-LHE: EU SOU O DEUS TODO PODEROSO; ANDA EM MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO. E POREI O MEU CONCERTO ENTRE MIM E TI E TE MULTIPLICAREI GRANDISSIMAMENTE". Gn 17:1-2

Photobucket
GÊNESIS 17: 1-8

Quando JESUS instruiu Nicodemos (príncipe dos judeus) acerca do novo nascimento, Ele aludia à transformação para uma nova vida, a qual seria nascido da água, uma obra purificadora do Espírito Santo. Em Tito 3:5, Paulo fala da lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. O novo nascimento abarca todos os elementos essenciais para uma transformação generalizada. Nos tempos primórdios, Deus era o princípio de tudo e ELE tinha o domínio de todas as coisas, sobretudo na vida dos SEUS escolhidos.

Nos relatos bíblicos visualizamos que uma nova experiência com Deus, requeria um novo nome para a pessoa, simbolizando aquele relacionamento, ou seja, a transformação exigiria uma total mudança, inclusive o nome que seria de extrema relevância para aquela nova vida, demonstrando assim que, no novo nascimento, até o nome teria outro significado.

Deus apresentou-se a Abrão como "EL-SHADDAY" (TODO-PODEROSO), demonstrando o SEU poder no cumprimento da SUA promessa. Ele disse a Abrão: "...anda em minha presença e sê perfeito. E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente". Um dos fatores primordiais para receber as bênçãos do Senhor é a obediência total e genuína a Ele. A Palavra de Deus nos revela em II Cr. 7:14 "Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra", sendo mais uma promessa do Senhor, exigindo, apenas, a obediência a Ele. E a Abrão, o Senhor já havia estabelecido a promessa, porém, necessitaria da confirmação do Seu servo no cumprimento da sua ordem.

O comentarista da Biblia de Estudo Pentecostal, em nota do v.7, sabiamente faz a seguinte observação: "A razão de ser e a realidade do concerto de Deus com Abrão era Deus ser o Deus único de Abraão e seus descendentes. A promessa de 'te ser a ti por Deus'.... É a primeira promessa, a promessa fundamental, na qual se baseiam todas as demais promessas." Portanto, se nós obedecermos ao Senhor, conforme o concerto estabelecido por Ele, através do seu filho Jesus Cristo, o SENHOR assumirá o compromisso de ser o nosso Deus, galardoador, fiel, nosso escudo, nossa rocha e fortaleza, presença constante em nossas vidas.


ORAÇÃO DE HOJE: TEM MISERICÓRDIA DE MIM, Ó SENHOR, E ENSINA-ME A OBEDECER-TE CADA DIA MAIS. AMÉM.



Photobucket

Nenhum comentário: