![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjryjZEa0jIPt-Uxcg9s5GcW6NDlL4TLXsP-dZhmJKfQKmLaRC0N0PLsPn88dpYmXl4c6kjpMS5S2SJqMcU52P_FakrvU8sWUMjk_kfc46yCvX4H6yvlLjJABTkKhWQJlpPGC-G9xJ5UY/s400/Salmos_822927139_sa015.jpg)
CITAÇÃO DE HOJE: "E FALOU CAIM COM SEU IRMÃO ABEL; E SUCEDEU QUE, ESTANDO ELES NO CAMPO, SE LEVANTOU CAIM CONTRA O SEU IRMÃO ABEL E O MATOU" Gn.4:8.
Apesar do texto apresentar-se de forma lacônica, não aludindo à pergunta elaborada por Caim ao seu irmão, "e falou Caim ao seu irmão Abel". Algumas traduções bíblicas incluem palavras de Caim:"Vamos ao campo".
Jerônimo, na sua tradução Vulgata, inseriu a pergunta; De modo que, boa parte das versões bíblicas aderiram a inserção. Mesmo não constando no texto, subtende-se que tenha havido um convite de Caim ao seu irmão para irem ao campo.
O Targum Palestinense (uma versão aramaica do Antigo Testamento utilizada nas sinagogas) acrescenta ao texto um diálogo entre os dois irmãos. Caim, após chamar Abel para o campo, disse que não achava que o mundo fora criado por amor, que não era governado pelo fruto das boas obras e que, ao julgar, Deus não levava as pessoas em consideração e ainda questionou o porquê de sua oferta ter sido rejeitada. Abel discordou dos conceitos do irmão e disse que sua oferta fora aceita porque suas obras eram melhores do que as de Caim (IJo 3.12, reflete este diálogo). Os dois discutiram. Irado, Caim se lançou sobre ele e o matou.
Na realidade, não temos certeza se o tal diálogo aconteceu e de que modo tenha sido. Mas duas verdades encontra-se relatadas: Uma delas, Caim realmente matou seu irmão Abel e o fez premeditadamente; a outra aprendemos que a amargura se transforma em ódio e que o ódio é um sentimento que transforma a pessoa em homicida (IJo 3.15).
Fonte: Coelho Filho, Isaltino Gomes - Gênesis I.
ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, CONSCIENTE, DE QUE A VINGANÇA PERTENCE A TI. AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário