![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKVaL9qH1QZ7-Ozcb80uboLop2oKe24oWRNMo1Ze5eb3c3KLVnsAZKeECctvv7k-aotRVdjvNpoLE66GfynPtBgSHdKAN5xQlqGKW-rFQVJ5-eOrY8Q7l1KR733QiCO397RptVE5F-wks/s400/See-Posters.jpg)
CITAÇÃO DE HOJE: "E AGORA MALDITO ÉS TU DESDE A TERRA, QUE ABRIU A SUA BOCA PARA RECEBER DA TUA MÃO O SANGUE DO TEU IRMÃO. QUANDO LAVRARES A TERRA, NÃO TE DARÁ MAIS A SUA FORÇA; FUGITIVO E ERRANTE SERÁS NA TERRA"Gn 4:11-12.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhifj3exv8rBaARFL36K8qWQlKltsjbvnMuqAjIWYBFEmd-hvcbC7HMyXlbTqyA2gdDRufLNrmB2f1_0kKxVOUT1H10zEL9YQVFrNvCnCNdlKmEsJzZCpN8kTpcYiZahVxhfsuzgvcI-rM/s400/2446185069_8484e806cf.jpg)
Quando Deus falou a Caim que "Maldito és tu desde a terra" (Gn4.11 ), a expressão usada "desde a terra", foi intencionalmente lançada sobre ele, afim de atingi-lo profundamente. Ora, Caim era lavrador, portanto em Sua sapiência sublime, Deus o amaldiçoou, exatamente naquilo que ele mais gostava; o seu trabalho.
Desde a queda do primeiro casal que a vida era áspera. Como lavrador, Caim já sentia o peso do trabalho. Agora, sua tarefa seria mais penosa. A parceria entre Caim e a terra seria mais dificultada. Quando ele a lavrasse, ela não produziria a contento, apesar da sua força e vigor, seus cuidados especiais, mesmo assim a terra se exauria.
Além da dificuldade no trabalho, houve outra dura sentença: "fugitivo e vagabundo serás na terra".Misericórdia! Esta expressão proferida por Deus,a Caim, contém um significado expressivo e extremamente forte, sentenciando-o à pena de "morte lenta". O Senhor Deus havia lançado sobre ele a maldição de viver andando sem rumo, sem segurança. Uma situação de instabilidade. Para um lavrador, que vive da terra e que entra em relacionamento vital com ela, nada pior que o nomadismo.
A maldição pode ser sintetizada em uma frase curta: uma vida incerta e difícil. Este é o preço do pecado. Preço bem elevado.
ORAÇÃO DE HOJE: SENHOR DEUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM E PERDOA OS MEUS PECADOS. AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário