terça-feira, 13 de julho de 2010

O ATO DE CONFIABILIDADE DE DEUS À ABRAÃO.



CITAÇÃO DE HOJE: "Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o SENHOR, teu DEUS e ouvirás a sua voz. Porquanto o SENHOR, teu DEUS é DEUS misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do concerto que jurou a teus pais" Deuteronômio 4: 30-31.


GÊNESIS 18:17-22.

De vital relevância na chamada de Abraão foi o propósito de Deus, para que ele fosse um líder espiritual, tanto no comando de uma grande nação como em sua própria família, delegando-lhe poderes de autoridade, para que ele "ordenassem a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo..." (v.19) e confiabilidade, confiando-lhe o Seu plano de ação sobre a destruição das duas cidades, SODOMA E GOMORRA que, mediante ao clamor pecaminoso chegado até ao Senhor, foi conclusivo a ação da destruição.

Deus não faz concessão ao pecado. Para Ele não existe o pecado no aumentativo e nem no diminutivo, todos apresentam valores iguais. Ele observa cada injustiça, imoralidade e cada maldade praticada por uma criatura que Ele formou como Sua imagem e semelhança e concedendo-lhe o livre arbítrio para agir da maneira que escolher para a sua vida. E os habitantes destas duas cidades estavam extrapolando nas suas ações pecaminosas. Segundo o doutor GEORG ADAM SMITH relata que: "Aqui ocorreu a cena do julgamento mais terrível do pecado humano. O resplendor de Sodoma e Gomorra se reflete ao longo da história das Escrituras. Esta é a pauta popular do juízo do pecado." (Bíblia Thompson). A história pecaminosa dos habitantes destas cidades é narrada em toda a Bíblia, desde o VT ao NT, exatamente por apresentar-se seus valores morais exacerbadamente negativos.

O plano de destruição era muito sério, porque envolvia vidas humanas e o SENHOR sempre concede oportunidade para que, cada um de nós venhamos a nos arrepender. Sobretudo, no tempo certo, não havendo arrependimento do pecado, Deus o julgará. Entretanto, a população se encontrava além das limitações de Deus e a Sua natureza requer o castigo para a iniquidade. E Deus decidiu extirpar o pecado para que não houvesse a proliferação e não contaminasse o futuro da grande nação projetada por Ele e que o Seu amigo seria precursor deste projeto: "visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação..." (v.17).

A aplicabilidade deste texto em nossos dias atuais, seria a inserção da pluralidade dos atos pecaminosos que ora se apresenta e que devemos vigiar e orar para que não nos contaminemos e ordenemos que o inimigo das nossas almas penetrem em nossas vidas e nas vidas dos nossos filhos. "Vigia e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26:41

ORAÇÃO PARA HOJE: ENSINA-NOS, SENHOR, A VIGIAR E PREPARA-NOS PARA SERMOS DIGNOS DA TUA MISERICÓRDIA. AMÉM.

Nenhum comentário: