sexta-feira, 16 de julho de 2010

A PREOCUPAÇÃO DE UM INTERCESSOR



CITAÇÃO DE HOJE: " CLAMA A MIM, E RESPONDER-TE-EI E ANUNCIAR-TE-EI COISAS GRANDES E FIRMES, QUE NÃO SABES" JEREMIAS 33: 3.

GÊNESIS 18:23-33


Enquanto os "varões" retiraram-se, Abraão permaneceu diante do Senhor, preocupado com a situação, ora anunciada, sobre a destruição das cidades e dos seus habitantes. Provavelmente sua preocupação tenha sido dirigida, especialmente, para o seu sobrinho-irmão, Ló e sua família, porém, ele intercedeu pelo povo.

Porém, o questionamento que ele fez a Deus, caracterizou-se de forma generalizada, em busca, evidentemente, de uma resposta sobre a vida de um justo, diante de um fato como este, sobretudo, mediante a fé e a fidelidade a Deus que o justo apresenta. Todavia, Deus, com Sua sapiência, conhecedor de todas as coisas, a Bíblia diz que Ele nos sonda, "Tu conheces o meu assentar e o meu deitar e conhece todos os meus caminhos, sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ò Senhor, tudo conheces"( Salmos 139:2-4), evidentemente, já sabia o que Abraão iria questioná-lo e, para que ficasse escrito nas Escrituras Sagradas, como ensinamentos direcionados à grande nação que foi designada por Ele. Deus respondeu, com paciência, a cada questão proferida por Abraão, esclarecendo que, àquele que O obedece, que O busca, são considerados Justos. Vejamos o que o profeta Malaquias enfatiza no Capítulo 3: 16-18: "ENTÃO AQUELES QUE TEMEM AO SENHOR FALA CADA UM COM SEU COMPANHEIRO; E O SENHOR ATENTA E OUVE; E HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE, PARA OS QUE TEMEM AO SENHOR E PARA OS QUE SE LEMBRAM DO SEU NOME. E ELES SERÃO MEUS, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, NAQUELE DIA QUE FAREI, SERÃO PARA MIM PARTICULAR TESOURO; POUPÁ-LOS-EI COMO O HOMEM POUPA A SEU FILHO QUE O SERVE. ENTÃO, VEREIS OUTRA VEZ A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A DEUS E QUE NÃO O SERVE."


Sendo Deus imutável, inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para com a raça humana, Ele não faz concessão ao pecado. Ele observa cada maldade, injustiça, imoralidade que é cometida (Sl 34.17; Tg 5.4). No tempo certo, não havendo arrepedimento do pecado, Deus julgará todos aqueles que forem necessários.


ORAÇÃO PARA HOJE: OBRIGADO(A) SENHOR, POR TUAS PALAVRAS QUE EDIFICAM E RENOVAM. PEÇO-TE, EM NOME DE JESUS, PERDÃO DOS MEUS PECADOS E QUE EU CONTINUE SENDO UM INSTRUMENTO EM TUAS MÃOS. AMÉM.

Nenhum comentário: