domingo, 17 de maio de 2009

O DESLIGAMENTO TOTAL DA PARENTELA DE ABRÃO

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "PORQUE TODA ESTA TERRA QUE VÊS TE HEI DE DAR A TI E A TUA SEMENTE, PARA SEMPRE" (Gn 13.15).

 
Posted by Picasa


 


Gênesis 13

O autor do Livro de Gênesis nos propõe a fazermos uma reflexão sobre o agir de Deus em nossas vidas, através do relato deste texto, em que Abrão, depois que passou pelo Egito, tornou-se rico e próspero (v.2), pelo dote recebido das mãos de Faraó, segundo os costumes da região, ao entregar a sua mulher Sarai. Pressupõe-se, neste fragmento, de que, quando Deus determina um propósito na vida de alguém, haja o que houver, mesmo havendo desvios pelo caminho, Ele o concretizará.

Quando Abrão atendeu ao chamado de Deus, ordenando-o que saisse do "meio de sua parentela", predispondo-se a obedecê-Lo, ele teria que cumprir a ordem corretamente. Talvez por compaixão e amor ao órfão da família, o seu sobrinho Ló (Gn.11:27), levou-o consigo, porém, não seria esta a ideia elaborada por Deus. Tudo Ele fez, prosperando os dois e agindo nos sentimentos dos seus empregados para que eles contendessem uns com os outros, a fim de separá-los, " E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda." Ou seja, a ordem do SENHOR teria que ser cumprida. O Senhor queria que Abrão se desligasse completamente dos seus parentes, para que Ele operasse na vida de Abrão.

Não sei bem como definir os sentimentos de Ló ao olhar para aquela campina de terras férteis do Jordão, especialmente regada por suas águas, como se fosse "o jardim do Senhor e como a terra do Egito", ou seja, Ló escolheu para si a melhor terra (visível aos seus olhos), o território de Sodoma, porém, a Bíblia nos revela que "Deus não vê como vê o homem" (ISm 16.7), enquanto Ló via a terra no âmbito da prosperidade, o Senhor viu os habitantes daquela cidade como "grandes pecadores"(v.13). Ló ao deixar de discernir e aborrecer o mal, trouxe morte e tragédia à sua própria família. Enquanto que Abrão esperava no Senhor a indicação das terras que ele tomaria posse. Contudo o Senhor somente concedeu a terra de Canaã, depois que ambos se desligaram "E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e a tua semente, para sempre" (v.14).

A lição que captamos neste texto paa que seja aplicada em nossas vidas é que, quando o Senhor ordena que façamos algo, necessariamente preciso cumprirmos à sua ordem, mesmo que tenhamos de nos separar dos nossos entes queridos, "...mas fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (Rm 6.1). Sempre Ele nos dará o escape para que não nos desesperemos. "Se temos de perder filhos, bens e mulher, embora a vida vá, em nós Jesus está e dar-nos-á seu reino" (Hino Castelo Forte).

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, COMPREENDER AS TUAS ORDENS DIRIGIDAS A MIM. AMÉM.



 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: