sexta-feira, 8 de maio de 2009

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ABRÃO

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: " BEM-AVENTURADOS AQUELES CUJAS MALDADES SÃO PERDOADAS, E CUJOS PECADOS SÃO COBERTOS" (Rm 4:7)

 
Posted by Picasa

Gênesis 12:10-20

Embora o Senhor tenha chamado Abrão, prometendo-lhe bênçãos espirituais e materiais, transformando-o no "pai de uma grande nação", através dele, abençoando todas as famílias da terra (v.3), isto não quer dizer que Abrão viveria "feliz para sempre" (como muitos líderes, para atrair fiéis para suas instituições, pregoam a felicidade total), sem passar pelas águas amargas dos obstáculos, intempéries, tristezas, dores, sofrimentos... pelo contrário; Para que houvesse uma transformação e fizesse jus a incumbência determinada por Deus, seria necessário ele transpôr todas essas barreiras para ser aprovado. Deus prova a quem ama. Ele tinha um grande propósito na vida de Abrão, óbvio que Abrão passaria por um processo de aprendizagem, lapidação, portanto, como "havia fome naquela terra, desceu Abrão ao Egito..."

Peregrinar (gur) significa estar na condição de habitante temporário, ou seja, Abrão foi para o Egito em busca de sobrevivência. Passaria uma temporada enquanto a situação econômica, da região em que se encontrava, amenizasse.

A Palavra de Deus, quando biografa seus heróis, apresenta-os como seres finitos e limitados, sujeitos aos mesmos sentimentos humanos, com seus sucessos e fracassos, pois assim podemos seguir o exemplo que nos deixaram de fé, humildade e dependência de Deus. "Da fraqueza tiraram força"(Hb 11.34). Exatamente por cada um dos heróis bíblicos apresentarem com as mesmas fraquezas de uma pessoa como nós, neste texto, o autor expõe a fragilidade de Abrão quando ele propõe à sua esposa, Sarai, a mentir para o Faraó, a fim de "para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti" (v.13), ou seja, a confiança que Abrão tinha em Deus falhou, no momento (qualquer um de nós agiríamos assim), esta incidência rendeu-lhe várias complicações, inclusive seu banimento vexatório do Egito (vv.13-20), porém, a misericórdia do Senhor é tão infinita que o trouxe de volta à sua vontade e propósito, sem prejuízos de seus bens (13.1-2).

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, MANTER A MINHA VIDA PURA E A MINHA FÉ NA ADVERSIDADE. AMÉM.

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: