domingo, 3 de maio de 2009

O INÍCIO DO PROCESSO DA REDENÇÃO

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "ORA, O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO, E DE UMA BOA CONSCIÊNCIA, E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA" (ITm 1.5).

 
Posted by Picasa

Gênesis 12: 1-9

Principia-se o processo da redenção projetado por Deus para redimir e salvar a raça humana. A era Abraâmica. Após inúmeros desgostos e decepções que Deus obteve com o homem, ele escolheu alguém especial para converter-se no pai de uma nova nação espiritual. A verdadeira intenção de Deus era que houvesse um homem que O conhecesse, O servisse e guardasse Seus caminhos. Dessa família surgiria uma nação escolhida, de pessoas que se separassem das práticas ímpias doutras nações, para fazerem a vontade de Deus. Dessa nação viria o Messias, o Salvador do mundo, o prometido descendente da mulher, JESUS CRISTO (Gl 3:8,16,18).

Abrão nasceu cinco gerações após o episódio de Babel (Gn 11.27). A Chamada de Abrão, por Deus deu-se em 1921 a.C.

Enquanto vivia com seu pai Tera, em Harã, Abrão recebeu uma mensagem do Senhor que o chamara para separar-se de suas antigas companhias e ir para outro lugar, outro país. Nessa ocasião, Deus não disse a Abrão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado para onde iria, ele teve de viajar sob a orientação do Senhor. De modo que "partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito", (v.4) e foram para a terra de Canaã (o nome antigo da Palestina) até Siquém. A distância entre Harã e Siquém era de 640km. Assim que chegou, como primícia, Abraão cultuou ao Senhor, invocando o Seu Nome. Foi-lhe prometida graça divina, grande prosperidade e que se converteria em uma bênção para todas as família da terra.

A razão pela qual o Senhor determinou a saída de Abrão do meio de sua parentela, teria sido porque sua família adorava outros deuses (Js 24:2) e o propósito do Senhor seria para que, tanto ele quanto os seus descendentes viessem a ser uma nação messiânica, portanto, seria de extrema relevância a separação.

Dentre as mais notáveis características do caráter de Abrão, destaca-se a fé e a obediência. Abraão obedeceu ao Senhor e pela fé atendeu ao seu chamado sem pestanejar, abandonando todos os que faziam parte da sua vida, tornando-se uma "nova criatura", sendo conduzido pelo Senhor à uma terra deconhecida. Assim como, quando ele chegava em um lugar, levantav um altar para adorar a Deus e invocar o Seu Nome. "Abraão é apresentado tanto no AT como no NT como o protótipo de todos os que passam pela experiência de buscar o restabelecimento do ser humano através da redenção, antes e acima de tudo, no seu relacionamento com Deus pela fé, sem as obras (Rm 4:1-25). Abraão é tido como o "pai" de todos os que trilham pela vereda da fé (Rm 4.12). Deus declara os seus planos para gerar filhos incontáveis que serão modelados conforme este "pai da fé" prototípico. Esta verdade é confirmada e Rm 4.13, onde a designação de Abraão como o "herdeiro do mundo" corre paralela com a promessa de Jesus de que os seus seguidores, que humilham-se em fé, também receberão o "Reino" e "herdarão a terra" (Mt 5.3-5)."

ORAÇÃO DE HOJE: DÁ-ME, SENHOR, A HUMILDADE PARA TE OBEDECER E FORTALECE A MINHA FÉ. AMÉM.

Fonte: Bíblia de Estudos Thompson; Bíblia de Estudos Plenitude; Bíbla de Estudos Pentencostal
 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: