terça-feira, 9 de junho de 2009

INICIA-SE A SEQUÊNCIA DAS BÊNÇÃOS PROMETIDAS POR DEUS A ABRÃO

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE, DESCANSARÁ" Sl 91:1

 
Posted by Picasa

Gênesis 14:18-24

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” (Nm 23:19). Deus é fiel às suas promessas e alianças, nunca falha, nunca hesita, nunca muda. Quando Ele chamou Abrão para a realização dos seus propósitos (Gn 12:1-3), obviamente que Abrão passaria por um processo de aprendizagem, seria provado para que fosse aprovado, porém, Ele estaria ao seu lado sob qualquer circunstância e cumpriria as suas promessas substancialmente.

Logo após Abrão sair vitorioso da batalha, recuperado do cativeiro o seu sobrinho-irmão Ló, sua família, todo o povo cananeu e suas riquezas, surge o enviado de Deus, Melquisedeque, para abençoá-lo. Melquisedeque, que significa “Rei de Justiça”, era rei de Salém (segundo comentário da Bíblia de Estudos Pentencostal, Salém seria possivelmente como a Jerusalém primitiva). Nas genealogias bíblicas não há nenhuma referência sobre a raiz de Melquisedeque, portanto, pressupõe-se que ele tenha sido um cananeu, uma figura da realeza, e Sacerdote do Deus Altíssimo (um caso raro naquela região). “O aparente encontro casual de Abrão com o rei de Salém séculos mais tarde é revelado como tendo-se tratado dum encontro com um antítipo de Jesus Cristo em sua função sacerdotal (Sl 110.4; Hb 7:1-10).

Grato ao Senhor pela “ bênção alcançada”, “..que entregou os teus inimigos em tuas mãos” (v.20), Abrão deu o dízimo (a décima parte) dos bens recuperados dos cananeus (Pela primeira vez o ato de dizimar é mencionado na Bíblia), demonstrando assim a sua fidelidade a Deus. Sobretudo pela pluralidade da sua integridade, no momento em que o rei de Sodoma lhe propôs apropriar-se das riquezas recuperadas do povo (v.21), apesar da dureza do rei de Sodoma, Abrão, bravamente respondeu ao rei: “Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra, e prometi que, desde um fio até a correia dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão” ( VV.22-23).


ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, TESTEMUNHAR A MINHA FIDELIDADE CONTIGO, ATRAVÉS DO MEU COMPORTAMENTO. AMÉM.






Nenhum comentário: