segunda-feira, 1 de junho de 2009

A SUBMSSÃO DE LÓ



CITAÇÃO DE HOJE: "SEDE UNÂNIMES ENTRE VÓS; NÃO AMBICIONEIS COISAS ALTAS, MAS ACOMODAI-VOS ÀS HUMILDES; NÃO SEJAIS SÁBIOS EM VÓS MESMOS" (Rm 12:16).

 
Posted by Picasa

Gênesis 14:12-17.

"Toda a ação requer uma reação". Esta frase imortalizou-se por ter sido proferida por Isaac Newton, um dos maiores cientistas do mundo, e que a maioria das pessoas a mantém em seu vocabulário, a fim de justificar algum ato lícito ou ilícito praticado por alguém. Porém, nós os crentes, adotamos fragmentos alusivos à Palavra de Deus, por apresentar-se como "lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho" (Sl 119:105). Baseada nesta "Luz", Paulo enfatiza na epístola aos Gálatas 6:7-8; "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito ceifará a vida eterna."

A opção da escolha de Ló pelas terras, que ele mesmo denominou "jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar" (Gn 13:10), caracterizou-se como ambição, vaidade e vantagens pessoais, trazendo-lhe graves consequências. Ao deixar de discernir e aborrecer o mal, ele tolerou a iniquidade e optou por morar na cidade decaída de Sodoma. Talvez tenha raciocinado que as vantagens materiais, a cultura e os prazeres de Sodom compensariam os perigos. Com isso em mente, ele juntamente com sua família, ficaram expostos à imoralidade e à impiedade de Sodoma. Ló buscou morte e tragédia à sua propria família. inclusive ele, a família, os empregados e tudo o que possuia, foram levados cativos.

Um dos "confederados", escapando da tragédia em Sodoma, avisou à Abrão sobre o rapto de Ló. Abrão imediatmnte reuniu os seus criados, 318 homens, todos armados e, estrategicamente, resgataram-no "E tornou a trazer toda a fazenda e tornou a trazer também a Ló, sua fazenda, e também as mulheres, e o povo" (v.16).

Pressupõe-se que, a partir da ocorrência da submissão a qual Ló foi acometido, ele tenha concluído de que, não valia a pena deixar-se envolver por sentimentos que não agrada a Deus e que as consequências são arrasadoras, apesar do Senhor, com sua infinita misericórdia, atenuá-las para que não se tornassem tão pesadas.

A lição que absorvemos deste texto é uma das mais importantes para as nossas vidas.A vaidade, ambição, vantagens pessoais, ganância, egoismo, oportunismo e inveja são sentimentos abomináveis e não condiz com a vida daqueles que buscam o "Reino de Deus e a sua justiça". Que devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo, seguindo a exortação de Paulo na epístola aos Romanos 12:2) "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." E, que, semeiemos sementes boas e agradáveis aos olhos do Senhor.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó DEUS, CUMPRIDORA DA TUA PALAVRA. AMÉM.



Nenhum comentário: