quarta-feira, 24 de junho de 2009

O FOGO COMO RESPOSTA


CITAÇÃO DE HOJE: "UNE-TE, POIS, A DEUS, E TEM PAZ, E, ASSIM, TE SOBREVIRÁ O BEM" (JÓ 22:21).

clipes e músicas

Tudo sobre Imagens de Cristo para você enviar! Clique e confira!


GÊNESIS 15:17-21.

"...Um forno de fumaça e uma tocha de fogo..." A pluralidade da inspiração do Espírito Santo, nos homens de Deus, ao escreverem as Santas Escrituras, o nível da linguagem predominante era a coloquial - é o nível de linguagem utilizada pela maioria das pessoas no seu dia-a-dia - onde as figuras de linguagem eram incorporadas para adequar, de acordo a linguagem de cada um, na compreensão dos textos, ou seja, para que todos tenham acesso à Palavra de Deus. E a figura de linguagem empregada neste fragmento, caracteriza a modificação de um substantivo ao outro, de tal forma que não dois, mas um único fogo brilhante, o próprio SHEKINAH. Além das figuras de linguagem, os autores da Bíblia, utilizam a inserção do antropomorfismo, para que compreendamos com maior nitidez, a ação divina.

No fragmento acima citado (v.17) é uma evidência da presença de Deus no seu concerto com Abrão. Assim como em Lv 9, em que Arão e seus filhos, consagraram-se sacerdotes e no "oitavo dia Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel" (v.1) e ofertaram um holocausto ao Senhor e como resposta de aprovação, " a glória do Senhor apareceu a todo povo". "Fogo irrompeu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar. O que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos"(v.24).

"Na antiga aliança de suserania hitita, um governante fantoche, o parceiro inferior, passava entre aquelas metades ainda sangrando dos animais sacrificados, fazendo um voto de lealdade ao seu aliado superior"(Jr 34:8-22). Neste contexto, o Senhor, foi o parceiro que fez a promessa; o juramento de Deus foi unilateral, sem requisitos exigidos da parte de Abrão neste poderoso concerto. A única exigência seria a aceitação de Abrão por fé obediente. O Senhor agiu voluntariamente, fez-se menor que Abrão para que se estabelecesse o concerto. Este ato paradoxal e incomensurável, prefigura o dom inefável do seu próprio filho que aceitou em morrer numa cruz degradante por toda a humanidade.

O Concerto Abraâmico constitui um paradigma do AT para o novo concerto em Jesus Cristo

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, APROPRIAR DE TI, PELA FÉ, ATRAVÉS DA TUA PALAVRA. AMÉM.




Religiosos * Mensagens e imagens!


Nenhum comentário: