sábado, 11 de abril de 2009

A SEGUNDA PARTE DA HISTÓRIA - A DESCENDÊNCIA DE NOÉ

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "NÃO SE VENDEM DOIS PASSARINHOS POR UM CEITIL? E NENHUM DELES CAIRÁ EM TERRA SEM A VONTADE DE VOSSO PAI. E ATÉ MESMO OS CABELOS DA VOSSA CABEÇA ESTÃO TODOS CONTADOS" Mt 10:29-30.
 
Posted by Picasa

Gênesis 10

O Capítulo 10 do Livro de Gênesis, apresenta-se como um preâmbulo da História da Humanidade, na segunda fase, revelando a origem das nações e dos povos da terra, até aos nossos dias, enfatizando, inclusive, a continuidade das duas linhagens; A linhagem do bem e a linhagem do mal que, diga-se de passagem, extirpou-se da face da terra, através do dilúvio e retornando pela descendência de Cam.

Este esboço geográfico mostra os descendendes de Noé e como estes colonizaram o mundo. Do versículo 2 ao 5 abordam as direções tomadas pelos descendendes de Jafé, emigrando para o norte e se estabeleceram nas terras costeiras dos mares Negro e Cáspio. Foram os progenitores dos medos, dos gregos e dos povos indo-europeus, ou arianos. Embora não tivessem sobressaído na história antiga, tornaram-se as raças dominantes do mundo moderno.

Do versículo 6 ao 20 relata a descendência de Cam que foram notavelmente poderosos no princípio da história do mundo antigo. Eles se fixaram na Arábia Meridional, no Egito Meridional, na orla oriental do mar Mediterrâneo e na costa setentrional da África. Estabeleceram-se num território que denominou-se Canaã, território este que posteriomente tornou-se a pátria do povo judeu. Constituiam a base dos povos que mais relações travaram com os hebreus, seja como amigos, seja como inimigos. Ressalte-se Ninrode, o primeiro homem a se tornar poderoso na terra (provavelmente o primeiro com pretensões a ser ditador ou a dominar pessoas)(v.9). Ele é fundador de duas cidades (assim como Caim), Babel e Nínive que originaram duas grandes potências malignas, Babilônia e Assíria, A primeira destruiu Judá (2Cr 36) e a segunda destruiu Israel (2Rs 17).

Do versículo 21 ao 31 aborda a descendência de Sem que povoaram as regiões asiáticas, desde as praias do Mediterrâneo até o Oceano Índico, no Oriente Médio, ocupando a maior parte do território entre Jafé e Cam. Constituiram os povos hebreus, assírios, sírios e elamitas. Foi dentre eles que Deus escolheu o seu povo, cuja história constitui o tema central das Sagradas Escrituras. Este fragmento apresenta-se bem mais detalhada no Capítulo 11 onde culmina com o pai de Abrão, Tera.

A lição que absorvemos deste capítulo é que todos os povos são irmãos pois todos descendem da mesma família e todos pertencem a Deus. Iavé tem direitos sobre todos os homens. Somos produtos da Sua criação.
 
Posted by Picasa

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, RECONHECER A TUA SOBERANIA SOBRE MIM, FAZENDO COM QUE EU VEJA O MEU PRÓXIMO COMO A UM IRMÃO. AMÉM.

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: