quinta-feira, 2 de abril de 2009

A SEGUNDA QUEDA DO HOMEM




CITAÇÃO DE HOJE: "O VINHO É ESCARNECEDOR, E A BEBIDA FORTE ALVOROÇADORA; E TODO AQUELE QUE NELES ERRAR NUNCA SERÁ SÁBIO" (Pv 20.1).



Gênesis 9:20-29


Pela primeira vez a prática hedionda da embriaguez, surge na história. É pena que surja esta mancha, exatamente, no caráter de um homem como Noé. Apesar do autor de Gênesis não mencionar a reação imediata da ira de Deus, sobre este fato inusitado, subtende-se o quanto Deus é paciente, longânimo e demora em irar-se. Afinal Noé caiu. Saiu da presença de Deus, porém, Deus, com sua infinita misericórdia não manifestou a sua ira

Como sucede com os embriagados, Noé perdeu um pouco da sua compostura e encontra-se nu em sua tenda. Cão percebe que Noé está nu, sai da tenda e conta aos irmãos em tom de zombaria. Sem e Jafé pegam uma capa e, andando de costas, para não verem a nudez do seu pai, cobrem-no. Despertando Noé, tomou cohecimento do fato ocorrido e amaldiçoa Canaã, filho de Cão, enquanto abençoa Sem e Jafé. Interessante que a maldição lançada sobre Cão, recaiu sobre o seu filho, ou seja, a sua descendência. Enquanto que aos outros Noé proferiu bênçãos e união entre os dois irmãos e suas descendências.

Segundo Datler, um estudioso, sugere que a razão da dura maldição sobre Canaã (v.25 e 27) se deve à mentalidade dos povos agricultores e criadores de gado que dependiam da fertilidade do campo e dos animais. Cita Deuteronômio 28:3-4 em apoio a essa afirmação: "Os órgãos de reprodução eram uma coisa sagrada, um tabu, um mistério, que não devia ser desvendado e contemplado à toa, e muito menos ainda ser objeto de zombaria gratuita". Para ele, Cão não pecou contra o pudor e sim contra o costume que protegia a fonte da fertilidade e que exigia certo segredo.

Outro estudioso, Almeida, associa o episódio de Cão com as atitudes de alguns crentes. Ele não alegoriza, forçando o texto, e nos deixa uma lição muito valiosa: "Um crente vem a saber da queda de outro crente e, em vez de procurar restauraá-lo, sai contando aos outros o que viu, soube, ouviu dizer ou mesmo imaginou. O boato ou a triste noticia se veicula, prolifera-se. O crente que caiu não encontra um braço amigo para o levantar e permanece em queda e o seu exemplo, de boca em boca, adquire o contágio das epidemias. Quantos não estão hoje cometendo o pecado de Cão, a título de zelo espiritual, sem notarem que tal pecado é ainda pior do que o de Noé!"

E Paulo, prevendo esses excessos de "zelos espirituais", muito sabiamente, nos exorta com a veracidade da sua afirmação: "Aquele, pois, que pensa estar de pé, veja que não caia" (1Co 10.12). Portanto, façamos uma reflexão sobre nossas vidas e procuremos imitar as atitudes de Sem e Jafé, resolvendo problemas e não praticando atos ilícitos como Cão. Lembremos, diuturnamente, do grande mandamento deixado por Jesus Cristo: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS...". e outra citação de extrema relevância, ensinada por Jesus: "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido. Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se, porventura, a acha, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim também não é vontade de vosso Pai, que estás nos céus, que um destes pequeninos se perca" (Mt 18.11-14).

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME SER, Ó SENHOR, SOLIDÁRIO COM O MEU PRÓXIMO, AJUDANDO-O A SANAR O SEU ERRO. AMÉM.




 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: