terça-feira, 28 de abril de 2009

DEUS EXTERMINA COM O PROJETO DA UNIÃO POLÍTICA CENTRALIZADA - PARTE II - A CONFUSÃO DE LÍNGUAS EM BABEL


CITAÇÃO DE HOJE: "SENHOR TU ME SONDASTE E ME CONHECES. TU CONHECES O MEU ASSENTAR E O MEU LEVANTAR; DE LONGE ENTENDES O MEU PENSAMENTO" Sl 139:1-2.


GÊNESIS 11:5-32


A inserção do antropomorfismo que o autor de Gênesis empregou neste contexto “Desceu o Senhor”, faz com que compreendamos a dinâmica da ação divina sobre este episódio. Assim que o homem manifestou o desejo da auto-suficiência, do orgulho e do controle total sobre a humanidade, o Senhor Deus agiu com eloqüência e domínio, apresentando-se como o “EU SOU”; “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus...” (Sl 46.10), para que a criatura, criada por Ele, soubesse que, somente Deus é digno de toda honra, glória, poder, exaltação, domínio, majestade “serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra”(Sl 46.10b).

Bhabhel significa, literalmente, “porta de deus”. Soa parecido com bhalal, do verbo confundir, por isso o jogo de palavras, dizendo que Deus os confundiu. Diz-se que os caldeus, cuja capital era Babilônia, gostavam de dizer que “Babilônia era a porta do céu”, ao passo que os hebreus respondiam que “Babilônia era confusão.

Deus frustrou o anseio do homem pela grandeza, multiplicando idiomas em seu meio, de tal maneira que não podiam comunicar-se entre si. Este episódio deu origem à diversidade de raças e idiomas no mundo. Nessa época, a raça humana deixando a Deus, voltou-se para idolatria, a feitiçaria e a astrologia (Is 47.12). Paulo relata as consequências destes desígnios em Romanos 1:21-28. Visualizamos, claramente, as respostas sobre a multiplicação das línguas, e a dispersão dos povos sobre terra e o aumento e a rápida expansão da raça humana. Sobretudo, pelos limites fixados por Deus à humanidade: "Quando o Altíssimo distribuia as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens, fixou os limites dos povos..." (Dt 32.8).

Em Isaías 14.13-14, relata o orgulho de Babilônia, a sucessora de Babel: “Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. No versículo seguinte, Deus, categoricamente, enfatiza: “Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo”. Para quem pensava em subir e ser semelhante ao Altíssimo seria uma quimera descer até ao “fundo do poço”, mas é exatamente assim que Deus procede quando o homem exalta a si mesmo.

Há um relato nas Escrituras Sagradas que Deus nos exorta, através do profeta Jeremias, que não devemos buscar as grandezas humanas; "E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as busques; pois eis que estou trazendo o mal sobre toda a raça, diz o Senhor, porém de darei a tua vida por despojo, em todos os lugares para onde fores" (Jr 45.5). Se alguém quer se gloriar, o Senhor enfatiza: "Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que Eu Sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" (Jr 9.24). A busca incessante que o homem faz pelo poder, riquezas, glórias e honras, nos dias atuais, um dia findará em forma de "Babel", ou seja, numa grande confusão.

As genealogias aqui apresentadas, servem como transição da história primitiva do ser humano, para o período patriarcal, através do qual Deus inicia o seu processo redentor final. Desde o nascimento de Arfaxade até a migração de Abraão, nove gerações se passaram, num total de 365 anos.


ORAÇÃO DE HOJE- FAZE-ME, Ó SENHOR, BUSCAR O TEU REINO E A TUA JUSTIÇA COMO PRIMÍCIA EM MINHA VIDA. AMÉM.

Nenhum comentário: