terça-feira, 18 de novembro de 2008

DESENCORAJAMENTO - ENCORAJAMENTO ESPIRITUAL



CITAÇÃO DE HOJE = "CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO E NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO."Pv.3:5


Há razões aparentes de desencorajamento espiritual, para quem segue a Cristo neste presente século, mediante as inúmeras circunstâncias seculares. E a Bíblia nos apresenta alguns textos, em síntese, de desencorajamentos nas trajetórias de vida, como por exemplo:
1)- DUREZA DO CAMINHO
Nm 21:4 - "Então partiram do monte Hor, pelo caminho do mar vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo tornou-se impaciente no caminho."
O povo de Israel endureceu seus corações, mediante as dificuldades pelo caminho, sem nenhuma esperança de chegar à Terra Prometida, como Deus prometera; ou seja: eles duvidaram da promessa de Deus. Assim como nos nossos dias. Sentimo-nos desanimados, às vezes, ao prosseguirmos nesta viagem.

2)- DIFICULDADE DA TAREFA.
Ne 4:10 - "Então disse Judá: Desfalecem as forças dos carregadores, e os escombros são tantos que não poderemos edificar o muro."
Neemias, como sabemos, foi um dos heróis da Bíblia que mais contribuiu na reconstrução de jerusalém, com a sua força e determinação e amor pelo povo que, sendo copeiro do rei, solicitou-o para ajudar este povo depois do exílio na Babilônia. Porém, sentiu desânimo na tarefa, devido as dificuldades apresentadas.

3)- PROSPERIDADE DOS MAUS.
Sl 73:2 - "Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram, pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Sl 73:3 - "Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios."
Este salmo trata de um problema inquietante: embora Deus seja soberano e justo, os ímpios geralmente prosperam, enquanto quem serve a Deus parece sofrer mais, O salmista, um fiel servo de Deus, ficou desanimado ao comparar suas aflições com a vidente prosperidade e felicidade de muitos ímpios. Porém, Deus restaura a confiança do salmista nEle e nos seus caminhos, ao revelar o fim trágico dos ímpios e a verdadeira bênção dos justos. Não devemos esquecer da parábola do rico e Lázaro que foi mencionadano Evangelho de Lucas 16:19.31

5)- DEMORA NA SATISFAÇÃO DO DESEJO.
Pv 13:12 - "A esperança adiada faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvores de vida."
Um dos assuntos abordados por Salomão, no livro de Provérbios, é o contraste sobre a vida do ímpio e do justo. A natureza humana tem tendência para o imediatismo; quando não alcançamos algo esperado e desejado no tempo que queremos, sentimos insatisfação, desânimo e até murmuramos.

Entretanto, Paulo enfatiza na epístola de 2Co.4:8-10:"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos."
Indubitávelmente este é um dos versículos que mais condiz com a nossa vida espiritual e que nos encoraja a seguirmos adiante nesta trajetória maravilhosa pelo caminho, da obediência ao nosso Pai.
Se experimentarmos a presença de Cristo e o seu poder em nossa vida, absolutamente nenhuma aflição, perturbação, enfermidade ou tragédia provocará nossa derrota espiritual. Quando as circunstâncias exteriores se tornam insuportáveis e nossos recursos humanos se esgotam, os recursos divinos nos são dados, para aumentar e desenvolver nossa fé, esperança e força. Deus não abandonará seus filhos fiéis, em nenhuma circunstância (Rm 8:35~39; Hb 13:5).

Nenhum comentário: