quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO E OUTROS

(...continuação) Sabedoria para a Vida Correta


O tema central de Provérbios é "sabedoria para um viver justo", sabedoria esta que começa com a submissão humilde do crente a Deus, e daí flui para todas as áreas da sua vida. A sabedoria em Provérbios instrui a respeito da familia, da juventude, da pureza sexual, da fidelidade conjugal, da honestidade, do trabalho diligente, da generosidade, da fraternidade, da justiça, da retidão, e da disciplina; adverte quanto à insensatez do pecado, das contendas, dos males da língua, da imprudência, da bebedeira, da glutonaria, da concupiscência, da imoralidade, da falsidade, da preguiça e das más companhias; faz um contraste entre a sabedoria e a tolice, entre os justos e os ímpios, entre a soberba e a humildade, entre a preguiça e a diligência, entre a pobreza e a riqueza, entre o amor e a concupiscência, entre o certo e o errado e entre a vida e a morte.

Embora Provérbios, como os Salmos, não seja fácil de resumir como outros livros da Bíblia, há seções com estrutura definida. . É o caso principalmente dos caps. 1 - 9, com sua série de 13 discursos apropriados para os pais em relação aos filhos quando estes atingem a adolescência. Com exceção de três desses dircursos. os demais iniciam por "meu filho" ou "meus filhos". Esses treze discursos contêm numerosos preceitos importantes no âmbito da sabedoria para a juventude. A partir do cap. 10, Provérbios contém diretrizes de peso a respeito dos relacionamentos familiares.

Provérbios é um livro sobretudo prático, mas contém conceitos profundos de Deus. Deus é a personificação da sabedoria e o Criador; Ele é descrito como onisciente, justo e soberano.

Provérbios termina com uma solene homenagem à mulher de caráter nobre.


continua...

Nenhum comentário: