quarta-feira, 19 de novembro de 2008

DESENCORAJAMENTO - ENCORAJAMENTO ESPIRITUAL - Continuação.



CITAÇÃO DE HOJE: "OS LÁBIOS MENTIROSOS SÃO ABOMINÁVEIS AO SENHOR, MAS OS QUE AGEM FIELMENTE SÃO O SEU DELEITE."Pv.13:7

"Os que confiam no SENHOR, serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." Sl.125:1. Este é um versículo, que compõe o "Cântico dos Degraus", mais enfático e indubitável, que encontra-se na Bíblia, para a pessoa que está desanimada espiritualmente, sentir-se amparada, reconfortada para seguir em frente.
Há algumas razões que nos induzem a adquirir o encorajamento divino:

1) - BÊNÇÃOS NO CAMINHO DA VIDA.
Gn 26:24 - "Apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: EU SOU O DEUS de
Abrãao, teu pai. Não temas, pois eu sou contigo, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo."

Deus procurou estabelecer o concerto abraâmico com cada geração seguinte, a partir de Isaque, filho de Abraão. Não bastava que Isaque tivesse por pai a Abraão; ele também, precisava aceitar pela fé as promessas de Deus. Somente então é que Deus diria:"EU SOU CONTIGO..." Durante os vinte primeiros anos do seu casamento, Isaque e Rebecca não tiveram filhos. Rebecca permaneceu estéril até que Isaque orou ao Senhor, pedindo que sua esposa concebesse. Esse fato demonstra que o cumprimento do concerto não se dá por meios naturais, mas somente pela ação graciosa de Deus, em resposta à oração e busca da sua face.

2) - PROVISÃO NA FOME.
IRe 17.13-"Elias lhe disse: Não temas. Vai, faze como disseste. Porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora, depois o farás para ti e para teu filho."

Deus estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido. A fé que essa viúva tinha em Deus e na sua palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o visível pelo invisível. A viúva crente recebeu do profeta Elias não somente bênção material, como também uma bênção espiritual.

3) - PROTEÇÃO CONTRA O PERIGO.
2Re 6:16- "Ele respondeu: Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que
estão com eles."

Existe um mundo espiritual invisível, que consiste nas hostes de anjos ministradores, que estão ativos na vida do povo de Deus. Desse ocorrido podemos assimilar vários princípios:
a)- Não somente Deus está a favor do seu povo, como também exércitos dos seus anjos estão disponíveis, prontos para defender o crente e o reino de Deus.
b) Todos os que crêem na Bíblia devem orar continuamente para Deus livrá-los da cegueira espiritual e abrir os olhos dos seus corações para verem mais claramente a realidade espiritual do reino de Deus e suas hostes celestiais.

4) - FORTALEZA NA FRAQUEZA.
Is.41.10- "Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou teu
Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei; eu te sustentarei com a
destra da minha justiça."
Nós, também, fomos escolhidos por Deus (Ef.1:3-12; IPe 2:9). Podemos, portanto, apropriar-nos das promessas deste versículo. Não devemos temer a força humana, pois Deus está conosco para outorgar graça e força para enfrentarmos as circunstâncias da vida, ajudar-nos nas dificuldades, como a nossa paz e suster-nos e ser nosso amparo.

5 - COMPANHIA NAS PROVAS.
Is 43.1- "Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu."

Deus expressa seu amor a Israel e bênção advindas desse amor. Todas as bênçãos mencionadas no texto, de 1-7, pertencem principalmente aos filhos de Deus, mediante a fé em Cristo. Deus nos criou e nos redimiu; pertencemos a Ele e Ele conhece cada um de nós pelo nome. Diante de problemas difíceis não seremos vencidos, pois Ele está conosco.

SOMOS PRECIOSOS E HONRADOS À SUA VISTA, E OBJETOS DO SEU GRANDE AMOR.

Nenhum comentário: