sábado, 14 de fevereiro de 2009

A FILHA DE LAMEQUE




 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE VÓS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM" Jo 5:39.

 
Posted by Picasa


Estudando a Bíblia, pesquisando-a, deparamos com fatos inimagináveis, sobretudo por adquirirmos o hábito de lê-la sem buscarmos fundamentos. Em determinados contextos, não há visualização de fatores que predominam uma textualização esclarecendo dúvidas. Exemplo: A figura de NAAMA, filha de Lameque, irmã de Tubal-Caim.

Sorrateiramente o autor, Moisés, menciona a irmã de Tubal-Caim. Naama. Nas genealogias, os autores não enfatizam, com frequência, nomes de mulheres. Portanto, para este nome ser citado, haveria algo relevante nesta figura. É daí que descobrimos a importância desta citação.

"No hebraico é Naamah, "A bela, a graciosa". Em nota de rodapé, os exegetas da Bíblia Loiola, declaram que "aqui parece significar 'a que se faz de bela', a sirigaita, talvez a prostituta. Em nota de rodapé, comentando os descendentes de Caim, a Bíblia de Jerusalém declara sobre este contexto: "Aqui Caim é o construtor da primeira cidade, o pai dos pastores, dos músicos, dos ferreiros e das meretrizes (cf.v.22), que provêem às comodidades e aos prazeres da vida urbana". Mais uma vez associa-se o nome de Naama à prostituição. Os exegetas desta versão bíblica assumem a interpretação que associa Naama com prostituição."

"Uma antiga tradução judaica (bereshith Rabba XXIII, 3) a identifica como tendo sido a esposa de Noé. E a considera como tendo sido musicista em cultos idolátricos. Um renomado estudioso judeu, Cassuto, apoia essa idéia e a vê como líder de mulheres cantoras e instrumentistas, com base no Targum de Jonathan. Estas interpretações judaicas não estariam tão fora de propósito, portanto. Fica o registro da teoria. Não se deve dogmatizar, pois não temos elementos bíblicos."

O mais importante é que, para a conclusão de um texto, é necessário aduzirmos fatos pormenorizados, para que possamos conhecer bem a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo nos exorta que "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" IITm 3:16-17.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, LER, MEDITAR E EXAMINAR AS TUAS ESCRITURAS PARA QUE EU SEJA INSTRUÍDO PARA A TUA OBRA. AMÉM.

FONTE: Filho, Isaltino Gomes Coelho - Gênesis I - Juerp

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: