quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O PRINCÍPIO DA GENEALOGIA

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: " A LEI DO SENHOR É PERFEITA E REFRIGERA A ALMA; O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E DÁ SABEDORIA AOS SÍMPLICES" Sl 19:7.

 
Posted by Picasa

CAPÍTULO 5 DO LIVRO DE GÊNESIS

A maioria dos leitores da Bíblia quando se deparam com capítulos que apresentam genealogias, geralmente não lêem ou visualizam rapidamente, porque não há uma elaboração de texto conclusivo, que prenda a nossa atenção, porém, não descobrem e não têm idéia do tesouro de informações fantásticas contidas nestas genealogias, exatamente porque, nelas, além de explorarmos, desvendamos seus antecessores e descendentes.

Para quem estuda a Bíblia, mesmo sendo autodidata “Achando-se as tuas Palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração...” (Jr 15:16), transformando-a em alimento diário, fascina-se com estas árvores genealógicas. Portanto, é necessário que conheçamos o histórico de cada um dos personagens bíblicos, que desempenham seus papeis decisivos na História da Bíblia.

A listagem que se apresenta no capítulo 5 de Gênesis, além de aludir aos descendentes de Adão até Noé, divulga a duração de vida que obtiveram e preconiza a linhagem piedosa que permanecia fiel a Deus numa época cada vez mais corrupta. Dos homens apresentados não se diz que construíram alguma coisa, que acumularam riquezas ou que desenvolveram artes. Totalmente o inverso do capítulo anterior, que nos mostrou sobre a linhagem do mal. Vimos como a descendência de Caim estabeleceu a agricultura e o pastoreio, iniciou um processo de industrialização, organizou cidades e desenvolveu as artes.

O capítulo em destaque mostra-nos que a linhagem dos homens piedosos se notabilizou por outros feitos. Violência, bigamia e ódio não são relatados aqui. Evidentemente que os vultos do capítulo 5 não eram imunes a tais sentimentos. Porém, a omissão destes relatos é um poderoso testemunho em favor deles, dos quais vimos que, a abordagem principal é, indiscutivelmente, a LINHAGEM DO BEM.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó SENHOR, CONHECER E EXAMINAR AS TUAS ESCRITURAS, TRANSFORMANDO-AS EM ALIMENTO DIÁRIO E QUE ELAS SEJAM O GOZO E ALEGRIA AO MEU CORAÇÃO. AMÉM.


 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: