segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OS DOIS CAMINHOS


Recados e Imagens - Religiosas - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com



CITAÇÃO DE HOJE: "E CONHECEU CAIM A SUA MULHER, E ELA CONCEBEU E TEVE A ENOQUE; E ELE EDIFICOU UMA CIDADE E CHAMOU O NOME DA CIDADE PELO NOME DE SEU FILHO ENOQUE. E A SETE MESMO TAMBÉM NASCEU UM FILHO; E CHAMOU O SEU NOME ENOS; ENTÃO, SE COMEÇOU A INVOCAR O NOME DO SENHOR". Gn 4.17,26.

 
Posted by Picasa


É extremamente fascinante quando dedicamo-nos aos estudos do Livro de Gênesis, detalhadamente. Apesar do autor, Moisés, não relatar detalhes relevantes, porém, nos contextos, sempre há aberturas para desenvolvermos o texto com maiores detalhes.

Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (5.4). Caim, portanto, deve ter se casado com uma das suas irmãs ou sobrinhas. No início foi fundamental este tipo de relacionamento para que houvesse a multiplicação da raça humana. Na quinta geração de Caim, eis que surge Lameque que, além de ser bígamo (aliás, é o primeiro registro de bígamia na história da Bíblia),assim como Caim, praticou assassinatos (um a mais). Após a morte de Abel, a Bíblia relata que Eva "concebeu um filho e chamou o seu nome Sete"(v.25). "E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do SENHOR"(v.26).

Sob o incentivo de Enos, tiveram começo as orações e o culto público ao Senhor (2Sm 6:2). Os familiares ímpios de Caim organizaram e dirigiram suas vidas em torno das artes e empreendimentos seculares e instituíram um modo de vida voltado para a altivez e a arrogância. A família de Sete, ao contrário, invocava o nome do Senhor, expressando assim a sua dependência ao Senhor. Dessa forma, duas descendências extremamente diferentes foram ocupando a terra - a dos justos e a dos ímpios.

O texto em destaque apresenta-nos duas linhagens opostas: a de Caim (V.17) e a de Sete (v.26). Veremnos a seguir que ambos não andam juntos; Cada um segue um caminho, apesar de um depender do outro. Os dois caminhos percorrem algumas páginas da Bíblia, iniciando por Caim e Abel, passando por vários personagens e encontra-se no Salmo 1 uma descrição altamente significativa, sendo bem enfocado na conclusão do sermão do monte, bem visível nas atitudes dos dois ladróes, crucificados ao lado de Cristo no Calvário e definido nos dois destinos vindouros: VIDA ETERNA OU PERDIÇÃO ETERNA.

A linhagem de Caim traz o progresso na edificação de uma cidade, nos dons profissionais das gerações vindouras. Homens que se aglomeraram e deram início a culturas. Porém, junto a eles vem um processo de acelerada desintegração moral, como a bigamia e a prostituição.

A linhagem de Sete, inicia-se com o processo de invocação a Deus. Há uma linhagem materialista, voltada somente para as coisas terrenas e outra mais voltada para Deus, embora não seja antiprogressiva.
´
Necessitamos fazer uma reflexão na inserção deste contexto, para que façamos um rastreamento de nossas origens.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-NOS, Ó DEUS, PROCEDERMOS COMO FILHOS DO DEUS DE PAZ. AMÉM.

 
Posted by Picasa


 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: