segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A MALDIÇÃO SOBRE A TERRA.




CITAÇÃO DE HOJE: "E AGORA MALDITO ÉS TU DESDE A TERRA, QUE ABRIU A SUA BOCA PARA RECEBER DA TUA MÃO O SANGUE DO TEU IRMÃO. QUANDO LAVRARES A TERRA, NÃO TE DARÁ MAIS A SUA FORÇA; FUGITIVO E ERRANTE SERÁS NA TERRA"Gn 4:11-12.




Quando Deus falou a Caim que "Maldito és tu desde a terra" (Gn4.11 ), a expressão usada "desde a terra", foi intencionalmente lançada sobre ele, afim de atingi-lo profundamente. Ora, Caim era lavrador, portanto em Sua sapiência sublime, Deus o amaldiçoou, exatamente naquilo que ele mais gostava; o seu trabalho.

Desde a queda do primeiro casal que a vida era áspera. Como lavrador, Caim já sentia o peso do trabalho. Agora, sua tarefa seria mais penosa. A parceria entre Caim e a terra seria mais dificultada. Quando ele a lavrasse, ela não produziria a contento, apesar da sua força e vigor, seus cuidados especiais, mesmo assim a terra se exauria.

Além da dificuldade no trabalho, houve outra dura sentença: "fugitivo e vagabundo serás na terra".Misericórdia! Esta expressão proferida por Deus,a Caim, contém um significado expressivo e extremamente forte, sentenciando-o à pena de "morte lenta". O Senhor Deus havia lançado sobre ele a maldição de viver andando sem rumo, sem segurança. Uma situação de instabilidade. Para um lavrador, que vive da terra e que entra em relacionamento vital com ela, nada pior que o nomadismo.

A maldição pode ser sintetizada em uma frase curta: uma vida incerta e difícil. Este é o preço do pecado. Preço bem elevado.

ORAÇÃO DE HOJE: SENHOR DEUS, TEM MISERICÓRDIA DE MIM E PERDOA OS MEUS PECADOS. AMÉM.

Nenhum comentário: