sábado, 21 de fevereiro de 2009

VIDA LONGA; BENÇÃO DIVINA.

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "PORQUE O MANDAMENTO É UMA LÂMPADA, E A LEI, UMA LUZ, E AS REPREENSÕES DA CORREÇÃO SÃO O CAMINHO DA VIDA" Pv 6.23.



A descrição de Gênesis é uma síntese interessada mais na importância moral do que no tempo cronológico decorrido. Nesta perspectiva percebe-se na genealogia do capítulo 5 o interesse do autor em estabelecer dois tipos de pessoas: Os filhos de Deus, Sete e sua linhagem (cp.5) e os filhos dos homens; Caim e sua linhagem. Entretanto, enfatizaremos sobre a vida longa dos personagens citados no Capítulo 5.


Conforme o relato sobre "O princípio da Genealogia", inserido no capítulo 5, abordado no post anterior, divulgaremos a linhagem do bem e seqüêncialmente sobre a longevidade como sinônimo de um mundo, ainda, sem o pecado exacerbado.


Considere-se que no Antigo Testamento uma vida longa é sinal de bênção divina. Em Provérbios 10:27, o sábio Salomão nos diz: "O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos dos ímpios serão abreviados".Em gênesis 6:3 Deus limita a idade humana. Segundo uma nota na Bíblia Pastoral que diz o seguinte: "Salientando a idade, o texto quer mostrar que: à medida que o mal cresce, o homem é menos feliz, ou seja, vive menos." A perspectiva de vida´torna-se menor conforme o nível de stress. Antes do Dilúvio, vive-se de 700 a 1.000 anos; depois do dilúvio, de 200 a 600 anos (cf. Gn 11:20-26); a partir de Abraão, de 100 a 200 anos (cf. Gn 23): mais tarde de 70 a 80 anos (cf. Sl 90:10).

Aos 130 anos Adão gerou um filho a quem pôs o nome de Sete. Neste contexto subtende-se que, para haver prosseguimento nas gerações, neste interim, ou seja, até a idade referida de Adão em que gerou seu filho Sete, é óbvio que foram gerados filhos e filhas. A Bíblia nos relata de que "depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Adão 930 anos e morreu."

Aos 105 anos Sete gerou um filho, Enos, o mais ilustre da linhagem do bem. Evidentemente que não se deve pensar que somente com essa idade é que ele se tornou pai. Enos não foi o primogênito, porém, o mais importante. A partir daí, inicia-se um ciclo de vida de uma geração de adoradores a IAVÉ. Daqueles que foram os precursores da adoração e invocação ao SENHOR NOSSO DEUS.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-NOS, Ó DEUS, VERDADEIROS ADORADORES E INVOCARMOS O TEU NOME ENQUANTO PODEMOS ACHAR. AMÉM.

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: