sábado, 31 de janeiro de 2009

A INQUIRIÇÃO IMPRESCINDÍVEL




CITAÇÃO DE HOJE: "E DISSE O SENHOR A CAIM: ONDE ESTÁ ABEL, TEU IRMÃO? E ELE DISSE: NÃO SEI; SOU EU GUARDADOR DO MEU IRMÃO? E DISSE DEUS: QUE FIZESTE? A VOZ DO SANGUE DO TEU IRMÃO CLAMA A MIM DESDE A TERRA" Gn 4:9-10




O diálogo relatado pelo autor, Moisés, entre DEUS e Caim, caracteriza-se uma pergunta retórica. DEUS sabia, mas permitiu a atuação da consciência, concedendo o livre arbítrio da revelação. É um texto que nos leva a uma reflexão, abordando variados temas alternativos:

1º - O zêlo incomensurável e o amor inaudito que DEUS tem por suas criaturas que foram "formadas" como imagem e semelhança dEle, principalmente por aqueles que O obedecem (Sl 121).

2º - DEUS requer, de cada um de nós, confissão absoluta dos nossos atos (Dn 9:4-5).

3º - A responsabilidade que temos uns para com os outros; não somente aos nossos irmãos biólogicos (Tg 2:14-16). Além do texto citado em Tiago, a Bíblia nos relata sobre a parábola do bom samaritano, e o segundo grande mandamento que Jesus ensinou, que abrange 5 (cinco) dos dez mandamentos de DEUS preconizados por Moisés; "Amai-vos uns aos outros...". A igreja, como família de DEUS, é um povo com responsabilidade mútua. Só o cínico insensível e dominado pelo Maligno foge da responsabilidade pelos outros. "Ser homem é precisamente ser responsável. É experimentar vergonha em face de uma miséria que não parece depender de si" (Saint-Exupéry).

4º - A proliferação do pecado. Um pecado atrai outro pecado. Inicia-se o processo sucessivo de sentimentos e atos maléficos, pecaminosos. À priori houve o egoismo e a falta de fé, sentimentos adquiridos pelos primórdios Adão e Eva. Logo após, surgiram a inveja, ódio, vingança... e neste texto visualizamos a mentira, cinismo e a dissimulação. A resposta de Caim é dupla, acompanhada de duas declarações. A primeira é mentirosa "Não sei". A segunda é insolente "Sou eu o guarda do meu irmão?". A sua mentira não é estranhável. I Jo 3:12 nos diz que Caim era do Maligno e Jo 8.44 traz a declaração de Jesus de que o diabo é homicida desde o início, é mentiroso e o pai da mentira, Caim foi homicida e mentiroso.

5º - DEUS não admite e condena àquele que, sendo formado por ELE, concedido a vida através de um sopro, formado como sua imagem e semelhança, torne-se o ceifeiro de sua própria vida e a do próximo; "O sangue do teu irmão, clama por mim"";

"A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra". Esse é o ponto culminante do texto. Visto pela ótica humana, seria o evento do assassinato, porém sob aspectos morais e teológicos, esse é o ponto climáxico. O assassinato não passa despercebido ao Onisciente. E Deus chama a atenção para a sua pessoa: Ele está ouvindo o clamor do sangue. O termo usado "desde a terra", significa aqui "vindo da terra". O sangue do justo clama para Deus pedindo justiça (Ap 6.9-10). Há momentos em que Deus leva o seu povo a orar para que a justiça prevaleça, o mal seja destruído e Cristo seja exaltado acima de todos aqueles que se opôem a ELE.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, GUARDAR A TUA PALAVRA PARA EU NÃO PECAR CONTRA TI. AMÉM.

Nenhum comentário: