domingo, 1 de março de 2009

A Linhagem do Bem - ENOQUE, UM HOMEM COMO NÓS

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME SABER OS TEUS CAMINHOS, SENHOR; ENSINA-ME AS TUAS VEREDAS. GUIA-ME NA TUA VERDADE E ENSINA-ME, POIS TU ÉS O DEUS DA MINHA SALVAÇÃO; POR TI ESTOU ESPERANDO TODO O DIA" Salmos 25:4-5.

 
Posted by Picasa


Não havendo informações precisas no relato do autor, referente a este texto, sintetizaremos dando ênfase em alguns personagens, para que obtenhamosa formação da Árvore Genealógica, evidenciando aqueles que mais se destacaram.

Enos, filho de Sete, viveu até 905 anos. Gerou a Quenã, que viveu 910 anos. Esse gerou a Maalalel (que no hebraico quer dizer "louvor de Deus). Maalalel viveu 895 anos.Este gerou a Jarede. Jarede, entre outros filhos, gera, em seus 962 anos(a segunda vida mais longa após Matusalém), a ENOQUE. Exatamente neste personagem bíblico que nos deteremos um pouco mais, afim de demonstrarmos que ENOQUE também, foi uma pessoa como nós.

Comparando com exemplos de longevidade inserido neste contexto bíblico, a vida de Enoque, foi curta. A Bíblia relata que Enoque viveu 365 anos. Diferentemente dos outros personagens deste contexto, Enoque,aos 65 anos gerou a Matusalém, que viveu 969 anos, a vida mais longa da humanidade. Mas não foi por este fato que o tornou conhecido e sim pelo curto epitáfio: "andou Enoque com Deus" (v.22), repetido no versículo 24: "Enoque andou com Deus". Por causa disso, sua história termina de maneira diferenciada de todos os homens anteriores a ele, sobretudo pelo fato do autor relatar sobre a morte de todos eles, onde se diz: "e morreu". Porém, sobre Enoque lemos que "não apacereceu mais, porquanto Deus o tomou" (v.24).

Na epístola aos Hebreus, o autor nos relata que "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua transladação alcançou testemunho de que agradara a Deus". Deus se agradou de Enoque.

A vida que aquele santo homem viveu tem se tornado um desafio para todos os cristãos, de todas as épocas. Para nós desta presente geração, o seu exemplo torna-se muito vivo, pois inspira-nos e desafia-nos à intimidade com Deus, que é possível, não obstante os dias atuais serem tão adversos a isto como os dias de Enoque.

Aquele homem viveu rodeado de violência, perversidade, materialismo, maldade e deslealdade (Gn 6:17), dias muito semelhantes aos nossos. No entanto, conservou a sua integridade como verdadeiro homem de Deus.

A obediência e a sinceridade de um cristão para com Deus, são as mais evidentes provas de fogo de um verdadeiro caráter. Quando Deus ordenou a Abraão que andasse na sua presença, requeria dele também sinceridade. Paulo escrevendo aos Filipenses, exorta-os a serem sinceros para o dia de Cristo, no meio de uma geração pervertida e corrupta (Fp 1:10; 2:15).

Certa vez, alguém, iniciando suas atividades comerciais, com a permissiva vontade de Deus, usando da publicidade para propagar a sua empresa, utilizou como referência o versículo bíblico no Livro de Gênesis 17: 1b-2. "Eu Sou o Deus Todo Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente". Porém, a referida pessoa, não resistindo a ambição e corrupção, enveredou-se por esse caminho, afim de obter riquezas, fama e poder. Esquecendo-se completamente, da promessa que o Senhor teria feito a ela. Resultado: Satanás agiu de forma exorbitante em sua vida. Fatos inexplicáveis e incogitáveis aconteceram. Foram anos de lutas, sofrimentos e muitas lágrimas. Porém, O Senhor Deus, por sua infinita misericórdia e Pai inexorável perdoador, tem mantido essa pessoa, suprindo as suas necessidades. Portanto, não deixemos, sob hipótese alguma de obedecermos ao Senhor e sermos perfeitos em sinceridade.

JESUS NOS ADVERTE: "POR QUE ME CHAMAIS SENHOR, SENHOR, E NÃO FAZEIS O QUE VOS MANDO?"

ORAÇÃO DE HOJE: PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME, FAZE-ME UMA PESSOA PERFEITA EM SINCERIDADE E OBEDIÊNCIA. AMÉM.

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: