segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O BERÇO DOS VALORES




CITAÇÃO DE HOJE: "DÁ-ME, FILHO MEU, O TEU CORAÇÃO, E OS TEUS OLHOS OBSERVEM OS MEUS CAMINHOS" Pv 23:26.




Indiscutivelmente, a família é a base fundamental e concreta na formação dos filhos e sequencialmente, de uma nação. Segundo os sociólogos, "o homem é produto do meio." Portanto, é na família que inicia-se o processo psicológico, comportamental e espiritual; Uma família estruturada, óbviamente produzirá, no futuro, homens centralizados, de cárater e boa índole (com excessões, é claro). De modo que, havendo distúrbios familiares, as consequências, sobrevirão aos filhos.

A Bíblia é enfática em relatar, em Provérbios 22:6: "Instrui o menino no caminho que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.". A palavra hebraica para "instruir" significa "dedicar". Assim sendo, a decicação na educação dos filhos, abrange, além dos ensinamentos seculares, os ensinamentos bíblicos. Os pais devem comprometer-se a ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus.

O ensino bíblico no lar, tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus, o que é possível, separando-os das influências malignas deste mundo e instruindo-os no caminho do evangelho. Os pais devem motivá-los a buscarem a Deus em todos os momentos precisos e assim desfrutarem de experiências espirituais que nunca esquecerão. Contudo, não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos, permaneçam fiéis ao Senhor e à sua Palavra. Porém, mesmo que eles desviem dos caminhos santos do Senhor, permanecerão com lembranças vivas da sua infância e temem ao Senhor. Nos momentos de maiores aflições, eles recordam-se dos ensinamentos dos seus pais, baseados na Palavra de Deus.

Temos exemplos vivos de pessoas, assim como eu, que desviaram dos caminhos do Senhor, mas em momentos cruciais, procuravam, imediatamente, ao Senhor, em orações ou recitavam salmos, como os salmos 23 e o 91, para que o SENHOR os livrassem, naquele momento. Às vezes, quando iam em lugares não adequados aos seus princípios evangélicos, levavam consigo, nas bolsas femininas ou nos bolsos de suas calças, o Novo Testamento, miniatura distribuídos pelos Gideões, abertos na página do Salmo 23. Eis aí, portanto, o valor grandioso de "instruir seus filhos nos caminhos que devem andar".

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, UM INSTRUMENTO DE TUA PAZ E CANAL DE BENÇÃOS AOS MEUS FILHOS. AMÉM.

Nenhum comentário: