domingo, 8 de março de 2009

O JÚBILO DO NASCIMENTO DE NOÉ




CITAÇÃO DE HOJE: "ORA, SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, PORQUE É NECESSÁRIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE E QUE É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM" Hb.11: 6.

 
Posted by Picasa


No esboço biográfico dos personagens preeminentes da Bíblia, destaca-se um de extrema relevância para o cumprimento da promessa de Deus para a redenção do mundo: "E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Este personagem de destaque é um dos componentes da linhagem do bem, escolhido por Deus, para dar continuidade ao milagre da criação.

Não há nenhuma referência sobre os primeiros anos de sua vida. Surge pela primeira vez nas Escrituras, com quinhentos anos de idade "E era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé".

Seu bisavô, Enoque, homem piedoso, obediente, sincero e que pela graça divina escapou da morte. Foi trasladado (Gn 5:22-24; At 11:5). Seu avô, Matusalém, foi o homem que mais viveu, segundo Gn 5:25-27. O nome de seu pai era Lameque (não confundir com o bígamo assassino da linhagem de Caim), um homem temente a Deus, que deu a seu filho um nome que significa *consolador" (Gn 5:29). Seu nascimento é motivo de júbilo e tem um significado espiritual muito forte: "Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou".

O capítulo 5 é extremamente bem elaborado. Inicia-se desde a criação de Adão até bem perto do dilúvio, deixando uma ponte para o capítulo 6. Começa narrando o nascimento de um homem piedoso que invoca o nome de Iavé e finda-se com uma apresentação do homem que seria uma consolação das durezas da vida. Ou seja, termina apresentando a alternativa de Deus, preservando a vida de alguns para continuar a história da humanidade.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, Ó DEUS, ANDAR DIGNAMENTE DIANTE DE TI, AGRADANDO-TE EM TUDO. AMÉM.

 

Nenhum comentário: