sábado, 28 de março de 2009

A RENOVAÇÃO DO DOMÍNIO

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "...NÃO TORNAREI MAIS A AMALDIÇOAR A TERRA POR CAUSA DO HOMEM, PORQUE A IMAGINAÇÃO DO CORAÇÃO DO HOMEM É MÁ DESDE A SUA MENINICE; NEM TORNAREI A FERIR MAIS TODO VIVENTE, COMO FIZ" Gn 8:21.

 
Posted by Picasa

Gênesis 9: 1-7
A bênção que Deus outorgou a Noé e sua família, apresenta-se semelhante a que Ele proferiu à Adão (Gn 1.28), ou seja, depois de exterminar a raça humana, através do dilúvio, por sua deslealdade e desobediência, O Senhor Deus, tendo escolhido "o varão justo" e sua família, para dar continuidade ao Seu projeto e para que houvesse um novo recomeço "frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" (9.1), procedeu tal qual o início da criação. Sobretudo delegou-lhe poderes totais de domínio sobre a terra (este contexto expressa de forma concisa a fidelidade de Deus que já havia determinado ao homem, "ter domínio sobre").Porém, a relação entre Deus e o homem foi diferenciada. Deus estabeleceu normas e critérios mais rígidos; uma nova roupagem na criação humana, inclusive, o versículo 2, é bastante expressivo ao retratar o domínio: "Terão medo e pavor de vós todo animal da terra...".

Os versículos 3 e 4 trazem uma permissao para o consumo da carne, contrapondo-se ao aparente vegetarianismo (1.29), porém com uma restrição. A carne com "sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis". Deus deixou bem claro de que o sangue é vida e pertence a Ele e só a Ele deve ser oferecido (Lv1.5).

Essa declaração divina a Noé mostra a grandeza e superioridade de Deus. Deus diz que requererá o sangue. Ou seja, a vida, dos homens bem como dos animais lhe pertence. O homem pode dominar sobre o mundo e sobre a criação, porém Deus é o SENHOR, o SOBERANO das vidas. A função do domínio do homem, na terra, é de administrador, que presta contas ao Superior.

ORAÇÃO DE HOJE: DÁ-ME, SENHOR, CONSCIÊNCIA DE QUE SOU APENAS UM MERO ADMINISTRADOR DA TUA CRIAÇÃO. AMÉM.





 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: