quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CAPACIDADE DIVINA DA CRIAÇÃO




CITAÇÃO DE HOJE: " NO PRINCÍPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA" Gn1:1


“No principio, criou Deus” é a tradução tradicional da estrutura frasal hebraica que é, de certa forma, complexa e discutida. A palavra “criou”, que no hebraico quer dizer bara’ (originalmente, este verbo denotava a idéia de esculpir. Portanto ele sugere que criar é uma atividade semelhante à escultura).De modo que, Deus, não obstante criou e sim ESCULPIU. Daí provém o nosso "júbilo na contemplação das obras do SENHOR DEUS".

A expressão “No princípio” é extremamente enfática. Atrai a atenção por sua indubitável afirmação de que, eminentemente foi Deus que criou tudo que existe, ou seja, antes da criação não havia absolutamente nada “e a terra era sem forma e vazia...”(v.2).

Há controvérsias entre pessoas que, ao falarem da criação, pressupõem que esta ocorreu através da existência de uma matéria caótica. Contudo a Bíblia relata a história de forma incomensurável. Deus teve um plano na criação, o qual Ele levará a efeito.

Deus se revela na Bíblia como Infinito, Eterno, Auto-existente e Soberano de todo o Universo, cujo domínio, reino e regência são descritos logo de início. Um DEUS inefável. Ele foi, é e sempre será DEUS. No Salmo 46:10, Ele afirma categoricamente: “Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra”.O seu domínio é transcendente; isto é, ele não somente inclui todo o Universo físico, mas o excede. Ele existia antes de toda a criação. O seu Reino é exercido por sua vontade, sua palavra e suas obras. Pela sua própria vontade, Ele, de forma criativa, decide e estabelece desígnios; pela sua própria palavra, Ele fala e a criação passa a existir; e pelas suas próprias obras, o seu Espírito demonstra o Seu poder ilimitado. A sua regência, está na sua preexistência e santidade. Ele está lá antes da criação, “no princípio”. Assim como Ele, encontra-se a revelação da Trindade. A expressão “Façamos” enfatiza a existência da Trindade. O Espírito Santo é o “braço executor” da Trindade, estando, desta forma, muito ativo a cada palavra pronunciada por Deus.

De modo que Deus é a origem de tudo, os seres humanos e a natureza não existem por si mesmos. O Dia, a noite, o céu, a terra, oceanos, mares, rios, luzeiros, plantas, aves, peixes, animais e o homem... tudo Deus criou e declara, sete vezes que, o que criara era “bom”.

O autor da epístola aos Hebreus quando relata sobre a natureza da fé e exemplos de fé, enfatiza que: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”Hb 11: 2. Portanto, nossa crença em relação ao ato criativo de Deus, exemplifica a “prova das coisas que se não vêem” Hb 11:1.

ORAÇÃO DE HOJE: SENHOR NOSSO DEUS, ENSINA-ME, CADA DIA, A RECONHECER A TUA SOBERANIA, AMÁ-LO, ADORÁ-LO E RENDER-LHE HONRA. AMÉM.

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: