segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"O PECADO JAZ À PORTA"


A opção.

CITAÇÃO DE HOJE:
"MAS PARA CAIM E PARA A SUA OFERTA NÃO ATENTOU. E IROU-SE CAIM FORTEMENTE E DESCAIU-LHE O SEU SEMBLANTE. E O SENHOR DISSE A CAIM: POR QUE TE IRASTE? E POR QUE DESCAIU O TEU SEMBLANTE? SE BEM FIZERES, NÃO HAVERÁ ACEITAÇÃO PARA TI? E, SE NÃO FIZERES BEM, O PECADO JAZ À PORTA, E PARA TI SERÁ O SEU DESEJO, E SOBRE ELE DOMINARÁS" (Gn 4:5-7).


"Um abismo chama outro abismo" (Sl 42.7). Baseado no valor filosófico desta frase, apesar de caracterizar uma metáfora, constatamos o imediatismo em que o pecado se proliferou. Por sua oferta ser rejeitada, Caim, "desceu-lhe o semblante" (v.5), ou seja, o ciúme, a ira, a inveja, foram sentimentos maléficos despertados no coração de Caim. Indubitavelmente introduzidos por Satanás. Lembremos de que ele, desde o início, travou uma batalha exacerbada com Deus na iminência de destruir o ser formado à "imagem" e "semelhança" de Deus.

O homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal. Certamente, Satanás não aceitou e jamais aceitará essa missão outorgada por Deus, ao homem, de modo que, até aos dias de hoje, ele tenta destruir o ser humano. Exemplificamos o efeito do cigarro, o fumo de modo geral. Sendo o corpo como templo do Espírito Santo, Satanás induziu o homem a sugar a fumaça, causando a destruição deste templo tão precioso para Deus.

Portanto, a Bíblia relata de que "ele está ao nosso derredor", esperando uma pequena oportunidade, (uma brecha), para agir. E foi o que aconteceu com Caim. Ele deixou-se envolver pelo inimigo.

O SENHOR DEUS fizera uma advertência a Caim (v.7); se ele procedesse bem, seu semblante seria levantado, ou seja, seus sentimentos e sua situação melhorariam. Mas, se ele procedesse mal, "o pecado jaz à porta e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás". Porém, Caim não dominou o pecado.

Deus retrata o pecado como uma força tentadora e inevitável ao homem (IJo 1:10). Por outro lado, Deus também concede aos seres humanos a capacidade de vencer e de resistir ao pecado. O Senhor Deus concedeu ao homem, o livre arbítrio de ceder ao pecado ou a de vencê-lo (Rm 6). É uma opção incoercível. Mas, devemos dominar o pecado. Embora sejamos vulneráveis, vendidos ao pecado (Rm 7.14), somos privilegiados por possuirmos a graça de Cristo em nossas vidas, o que nos fortalece para vencermos esta batalha interminável do pecado.

ORAÇÃO DE HOJE: Ò DEUS, CONCEDE-ME A TUA FORÇA PARA QUE EU VENÇA O PECADO. AMÉM.

Nenhum comentário: