sábado, 24 de janeiro de 2009

O DINAMISMO DO PECADO




CITAÇÃO DE HOJE: "E CONHECEU ADÃO A EVA, SUA MULHER, E ELA CONCEBEU, E TEVE A CAIM, E DISSE: ALCANCEI DO SENHOR UM VARÃO" Gn 4:1.




As consequências do pecado, tende a intensificar-se, gerando uma proliferação de sentimentos malígnos, causadores de malifícios prejudiciais, não somente ao indivíduo, mas a humanidade. Constatamos, nos dias atuais, diariamente, através dos meios de comunicação, a violência que se tornou generalizada. Apresentam-se fatos que ficamos perplexos diante de incalculáveis requintes de perversidades.

Na introdução deste capítulo, há o relato maravilhoso do nascimento dos filhos de Eva; ou seja, nem sempre, apesar da desobediência com Deus, viviam em profundas amarguras, óbvio que apresentavam momentos felizes e um deles foi a maternidade que, diga-se de passagem, é um momento mágico. E Eva experimentou esta magia, irradiando-se de alegria e gratidão ao Senhor Deus, nomeando o seu filho de CAIM, que quer dizer: "alcancei do Senhor, um varão"(v.1) e ao outro de ABEL(v.2).

Passaram-se os anos, quando na fase adulta, Caim levou o produto do seu trabalho (agricultura) uma oferta a IAVÉ. É o primeiro ato de culto registrado na Bíblia. A idéia de ofertar algo a Deus, já encontrava-se na mente humana, o agradecimento. Façamos uma pequena reflexão sobre este fato. Hoje em dia, muitos vão à Igreja para receber algo de Deus. Na Bíblia, o culto era dar algo a Deus; "e ninguém apareça perante Mim de mãos vazias" (Ex 23.15).

Abel também levou sua oferta e, de forma lacônica, Deus aceitou sua dádiva. Enquanto a oferta de Caim foi rejeitada. O que ocasionou a aceitação de uma oferta e a rejeição da outra, foi o espírito com que foram dadas. Em Hebreus 11.4, o autor declara que "Abel ofereceu pela fé" e "Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas" (IJo 3.12).

O pecado evolui-se. Ele não é estático. Prolifera, é dinâmico.

ORAÇÃO DE HOJE: TEM MISERICÓRDIA DE MIM, Ó SENHOR, LAVA-ME COM HISSOPO E FAZE-ME SER MAIS ALVO QUE A NEVE. AMÉM.

Nenhum comentário: