quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A EXPULSÃO PELA DESOBEDIÊNCIA


 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "ORA, A SEPENTE ERA MAIS ASTUTA QUE TODAS AS ALIMÁRIAS DO CAMPO QUE O SENHOR DEUS TINHA FEITO. E ESTA DISSE À MULHER: É ASSIM QUE DEUS DISSE: NÃO COMEREIS DE TODA ÁRVORE DO JARDIM?" Gn 3:1.

Neste texto há o relato do trágico evento, denominado como a "queda". Os pais da humanidade desobedeceram a uma ordem do seu Criador. A proposta que o tentador fizera à mulher, "sereis como Deus" despertou um sentimento egoístico e uma atitude de colocar-se em primeiro lugar. A armadilha foi bem preparada e o casal caiu nela.

O autor não citou, explicitamente, de que tenha sido Satanás que tentou Eva. Porém, a Bíblia nos relata, posteriormente, no Novo Testamento (Ap 12:9), a ousadia de Satanás e na sua astúcia de usar como instrumento um alimária, criado por Deus, para a destruição do homem.A serpente aparece como cobertura para um inimigo de Deus e da humanidade.

No primeiro diálogo da Bíblia, o erro da mulher foi dar ouvidos à serpente. Exatamente por isso, Paulo aconselha "Não deis lugar ao diabo" Efésios 4:27. Mas Eva levara a sério o que Deus dissera, porém, originou-se o pecado através da mentira, ou seja, ela acrescentou palavras no que Deus ordenara "nem nele tocareis" (v.17). Satanás, aproveitado-se da falha da mulher, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" IPe 5:8, investiu na sedução. Ele sabia que a raça humana era ligada a Deus mediante a fé e procurou causar dúvidas em Eva no que Deus ordenara. Declarando que o que Deus dissera não era verdade. Portanto, iludida com os argumentos proferidos pela serpente, Eva comeu o fruto da árvore proibida. Em contrapartida incentivou a Adão em fazê-lo.

Quando Adão e Eva pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreu imediatamente, ao passo que a morte física veio posteriormente. O ser humano através da queda tornou-se até certo ponto independente de Deus, e começou fazer seu próprio julgamento entre o bem e o mal.

Adão perdera a perfeita comunhão que tinha com Deus. Agora foi posto fora do jardim (v.22) e iniciou uma vida dependente de Deus, em meio ao sofrimento. Além disso, Satanás, devido à queda de Adão, passou a ter poder sobre o mundo , pois o NT, referindo-se a ele, chama-o de "príncipe deste mundo" (Jo 14:30: IJo 5:19).

O capítulo 3 torna-se de extrema relevância, porque esclarece o mundo e a sociedade, como os vemos hoje. Há o relato minucioso sobre a estratégia de satanás para tentar aos homens. É um capítulo que nos induz a uma reflexão profunda sobre a gravidade das conseqüências da desobediência do homem. Mas, além do estado pecaminoso do homem, há a revelação da graça de Deus, que apesar da sua tristeza pela desobediência, Ele anuncia a vinda do SALVADOR, para que, mediante este trágico episódio, haja um final feliz, coroado de êxitos, com a salvação dos homens, através do Seu Filho: JESUS CRISTO.

ORAÇÃO DE HOJE: SENHOR DEUS, CONCEDA-NOS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS E TRANSGRESSÕES. AMÉM.


 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: