quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

JARDIM DO ÉDEN - PARAÍSO INIGUALÁVEL




CITAÇÃO DE HOJE: "E PLANTOU O SENHOR DEUS UM JARDIM NO ÉDEN, DA BANDA DO ORIENTE, E PÔS ALI O HOMEM QUE TINHA FORMADO" Gn 2:8.




Para descrever um jardim comum torna-se um ato prazeroso pelo envolvimento de todos os nossos sentidos como: visão, olfato, paladar, audição e tato. Além de aguçar estes órgãos, nos enebriamos por seu encanto inefável...Descrever o jardim plantado por Deus, é algo incogitável.

A palavra "jardim" no grego a tradução é gan. A Septuaginta (o AT grego) a traduziu como "paradeisos", de onde vem "paraíso"; lugar de delícias e de prazer. Um lugar incomensuravelmente encantador. Com sua arquitetura bem planejada e concluída pelo Grande Arquiteto, o Grande Oleiro e na realização deste projeto, o Grande Jardineiro. O Seu projeto arquitetônico visava, exclusivamente, compartilhar seus beneméritos com o homem.

O jardim estava localizado perto da planície aluvial do rio Tigre ( aqui chamado "Hidéquel") e do rio Eufrates. Alguns acreditam que estava localizado na região correspondente ao atual sul do Iraque; porém outros dizem que não há respaldo bíblico referente na determinação do local.

O jardim é plantado no Éden, mostrado como um local. Não é um estado espiritual, mas um lugar físico, tanto que pistas geográficas de sua localização são fornecidas.

A figura de um jardim, para o oriental, evoca um cenário de felicidade. É o oposto da região inóspita e árida do deserto. Era onde os reis e nobres vinham passear à tarde, para receber a brisa fresca que sucede ao sol inclemente. O próprio Deus vem passear à tarde no Éden e tomar o ar fresco (Gn 3;8). E Ele compartilhava com o homem o mesmo ar, o perfume das flores, o orvalho das plantas... O homem tinha uma relação de amizade com Deus. Havia uma comunhão e um relacionamento familiar de confiança e aceitação entre eles.

O homem foi o primor da criação de DEUS e foi-lhe dada a responsabilidade, e o domínio, sob as diretrizes de Deus no cuidado da Sua criação. Portanto, quando Deus "pôs" o homem (Gn 2:15)no jardim do Éden, permitindo-o o privilégio da Sua presença, Ele estabeleceu critérios de preexistência do princípio regedor da obediência e de fé, como um teste moral para Adão.

Além da beleza física do jardim e da provi~sao alimentícia nele presente, Deus plantou duas árvores de extrema relevâncias; (1) A "árvore da vida", provavelmente tinha por fim impedir a morte física. Ela é relacionada a vida perpétua (Gn 3.22). (2) A"árvore da ciência do bem e do mal" tinha a finalidade de testar a fé de Adão e sua obediência a Deus e à sua palavra. Deus criou o ser humano como ente moral capaz de optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou por desobedecer-lhe e rebelar-se contra a sua vontade.

Desde o marco inicial da história, a raça humana tem estado vinculada a Deus, mediante a fé na sua palavra e a obediência à mesma, como a verdade absoluta.
Enquanto Adão cresse na Palavra de Deus e a obedecesse, viveria para sempre e em verdadeira comunhão com Deus. Porém, se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, CONHECEDOR DA TUA PALAVRA PARA EU NÃO PECAR CONTRA TI. AMÉM.


LOUVEMOS AO SENHOR! ALELUIA!




Nenhum comentário: