segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

...Eis que surge a Mulher.

 
Posted by Picasa


CITAÇÃO DE HOJE: "E DISSE O SENHOR DEUS: NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; FAR-LHE-EI UMA ADJUNTORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE" (Gn 2:18).

Na narrativa minuciosa deste texto em Gn 2:18-25, certificamo-nos de que a sua temática é extremamente poética.

O homem é posto no jardim; um espaço físico predileto de DEUS, onde ELE ia passear à tarde e tomar ar fresco(Gn 3:8). Havia um encantamento, natural de um jardim e divinal por pertencer a DEUS (Ez 28:13), projetado pelo grande Arquiteto, Paisagista e Jardineiro. Ele (o homem) encontrava-se num estado de felicidade, incólume, em um lugar paradisíaco, arrebatador e devaneador. É neste contexto de felicidade total e imaginável que surge a mulher.

"E disse DEUS; não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora..." (Gn 2:18). O homem cai em sono profundo, um sono anestésico.

O texto ressalta bem uma verdade: a mulher vai ser criada à revelia do homem. No processo de formação da mulher, ele é passivo. Não toma parte. DEUS é o agente. A mulher é obra exclusiva do Criador, porém, DEUS aduzindo de que ela faz parte do homem e vice-versa.

Por que costela? Na realidade o que o texto ensina não é tanto de onde ela vem, mas o que ela é. Ela vem de perto do coração. O hebreu pensava com o coração e sentia com as entranhas, como se vê em Jeremias 4:19. Portanto a mulher provém da parte mais nobre do homem.

Construída a mulher, DEUS traz ao homem. Ainda hoje, no casamento, o pai ou responsável pela noiva a traz até o noivo. Deus é responsável pela mulher. Não lhe diz "procure o homem", nem diz ao homem "procure a mulher". Ele traz a mulher até o homem. Antes lhe trouxera todos os animais para que ele lhes desse nome. Agora faz-lhe uma surpresa. Ele vai dar-lhe nome (v.23), mas não é dos outros. É dele. Sua ajudadora idônea. Não está mais só.

ORAÇÃO DE HOJE: FAZE-ME, SENHOR, SER GRATO A TI POR TUAS OBRAS INAUDITAS. AMÉM.

 
Posted by Picasa

Nenhum comentário: